Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

No Dia do Farmacêutico, Prati-Donaduzzi enfatiza capacitação e prevenção para promover a saúde e bem-estar das pessoas

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Profissional capacitado para atuar em diversas áreas, o farmacêutico tem importância fundamental na promoção da saúde e bem-estar da população. Com presença de destaque na indústria farmacêutica, em programas de educação de saúde, nas UBSs e farmácias, é ele quem garante o acesso e orientação para o uso correto dos medicamentos.

Neste 20 de janeiro, quando se celebra o Dia do Farmacêutico, a Prati-Donaduzzi enaltece a presença deste especialista cada vez mais necessário no dia a dia das pessoas. “O farmacêutico é um profissional de suma importância, seja orientando a população em relação a doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e também ao uso correto de medicamentos de modo geral”, explica Liberato Brum Júnior, gerente de Inovação e Pesquisa Clínica da farmacêutica com sede em Toledo (PR).

Segundo o gerente da Prati-Donaduzzi, as funções do farmacêutico vão muito além dos balcões das farmácias. “Na indústria farmacêutica, conforme Resolução Nº 734/2022 do Conselho Federal de Farmácia, é de competência privativa do farmacêutico toda a responsabilidade e gestão do processo de fabricação e procedimentos para autorização e manutenção dos medicamentos. Nesse contexto, o farmacêutico atua em diversas etapas, como por exemplo, aquisição de matérias primas, produção de medicamentos, controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, garantia da qualidade, assuntos regulatórios e a farmacovigilância, entre outros. Desta forma, ele é o especialista que assegura o acesso dos pacientes a medicamentos que tenham segurança e eficácia terapêutica”, diz Brum Junior.

Além disso, o farmacêutico é primordial na conscientização contra a automedicação, um dos maiores riscos à saúde das pessoas. “Ele é o profissional habilitado para mitigar este problema, através do aconselhamento aos pacientes, orientando-os sobre o uso correto dos medicamentos, visando melhorar os efeitos terapêuticos e também reduzir a probabilidade de eventos adversos e toxicidade. Em outras palavras, o farmacêutico é uma fonte confiável de conhecimento e aconselhamento para pacientes e também para outros profissionais de saúde”, explica o gerente da Prati-Donaduzzi.

Novos desafios com a pandemia

Nos últimos dois anos, em função dos efeitos da pandemia da Covid-19, ocorreram mudanças em hábitos de consumo em diversos setores da economia. O mesmo aconteceu no setor farmacêutico. “Tivemos mudanças no comportamento de compra de medicamentos e produtos para a saúde e também um aumento do número de ‘desinformações no mercado’. Nesse sentido, a capacitação técnica do farmacêutico se tornou ainda mais importante, pois o período exigiu desse profissional maiores ações de educação em saúde e atenção farmacêutica”, afirma Liberato Brum Júnior.

Em contrapartida, a pandemia acabou impondo um aumento na utilização de plataformas online, o que impactou na função do profissional de farmácia. “Isso permitiu acesso a outras empresas, fornecedores, clientes de forma mais rápida. Várias atividades têm potencial de serem desenvolvidas na modalidade remota, contribuindo ainda mais para que o farmacêutico assuma a sua posição estratégica nos serviços de saúde”, diz o gerente da Prati-Donaduzzi.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,8 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prati-Donaduzzi

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real