Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

No dia do Corcel conheça o hobby de um morador de Toledo; ‘gosto de carro antigo’

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Nessa terça-feira, 30, se comemora o Dia do Corcel. Segundo a Ford, essa data foi escolhida para celebrar o sucesso comercial do modelo por ser o mesmo dia apontado para homenagear o cavalo Corcel, raça tradicional nos Estados Unidos e cultuada pela valentia, coragem e fidelidade ao homem, qualidades que descrevem o modelo da montadora estadunidense.

“Parabéns a todos os proprietários de Corcel, em especial aos participantes do grupo Toledo Automóvel Clube. O Corcel no Brasil de 1968 a 1986 lançou 1,4 milhão de unidades. Foi eleito pela Revista Auto Esporte, o Carro do Ano em 1969, 1973 e 1979. No grupo temos sete proprietários de Corcel”, relata Nelso Bassani, do Toledo Automóvel Clube.

1971 – E um desses proprietários é Adilson Gilberto Wolf, nascido em Toledo, 46 anos de idade, que possui um Corcel, ano 1971, modelo Coupê Luxo, 2 portas, cor original vermelho Cardeal.

Ele conta que a sua paixão pelo Corcel vem de infância. “Meu pai tinha um, ano de 1973, luxo também, e desde pequeno sonhava e ter um Corcel bonito e bem cuidado. Comecei anos atrás a buscar um carro para que eu pudesse restaurar e encontrei o meu em Cascavel e comprei em 2015. Três anos depois coloquei o carro na chapeação e fiz o processo de restauração que durou cerca de um ano; lataria, funilaria, motor, caixa, toda a parte mecânica, suspensão, também estofaria, parte elétrica, está tudo 100% novo”.

De acordo com Adilson, o Corcel não é utilizado no dia a dia. “Para trabalhar prefiro um outro carro que tenho. E o Corcel dirijo mais para ir aos encontros de fins de semana. Ultimamente está sobrando pouco tempo para passear com o carro, mas sempre que possível dou uma voltinha. É um veículo muito gostoso de dirigir, é confortável, econômico e onde vou com ele chama a atenção, marca presença”.

Adilson tem o seu Corcel desde 2015. Foto: arquivo pessoal

RESTAURAÇÃO – “Quando comecei a restauração do carro e a fazer pesquisas na internet descobri mais detalhes sobre os modelos de Corcel que foram lançados, os detalhes de cada um, as mudanças de estrutura e motorização. O carro foi criado a partir de uma parceria de duas montadoras de carro, por isso é chama de Corcel motor Renault. Na Argentina existe o Renault 12, que é a mesma carroceria. Depois a Ford adquiriu a Willys e ele virou Ford Corcel. E vamos cada vez mais se aprofundando no assunto e se apaixonando mais pelo carro, cada um tem o seu hobby, e um do meus é gostar de carro antigo, especialmente pelo Corcel”, revela Adilson Gilberto Wolf.

História – O Ford Corcel nasceu em 1968, resultado da parceria entre a Willys Overland do Brasil e a Renault. A Willys tinha um contrato com a marca francesa para produzir alguns de seus modelos europeus no Brasil e iniciou o projeto de um carro médio para os mercados europeu e sul-americano. Esse projeto, chamado de Projeto M no Brasil, foi conhecido na Europa como Renault 12. O carro estava programado para ser lançado pela Willys no final de 1968.

No entanto, ocorreu uma reviravolta: a Ford adquiriu o controle acionário da Willys Overland América e, consequentemente, da Willys do Brasil. A Ford assumiu o Projeto M, dando-lhe a personalidade característica da marca, incluindo características de motor, comportamento de suspensão e direção, além do conforto e silêncio ao rodar típicos da marca. O Projeto M passou a ser chamado de Ford Corcel, fazendo referência ao cavalo selvagem do logotipo da Ford e inspirado no sucesso mundial da marca, o Mustang.

Ford Corcel nasceu em 1968, resultado da parceria entre a Willys Overland do Brasil e a Renault. Foto: arquivo pessoal

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2786 – 24/06/2025

Cotações em tempo real