Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Não tenhas medo. De hoje em diante, tu serás pescador de homens

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
D. João Carlos Seneme. Foto: Reprodução

Hoje São Lucas apresenta dois episódios em um só: o chamado dos primeiros discípulos e a pesca milagrosa. O contexto é o lugar de trabalho dos pescadores no lago de Genesaré onde lavavam suas redes. É um dia normal de semana. Jesus aproveita todas as ocasiões para o anúncio do Reino. Jesus é o primeiro a ver os barcos e os pescadores. Líder atento e hábil comunicador, percebe à distância a nova possibilidade do anúncio: a barca de Simão.

A atitude com Simão revela que já deveriam ter alguma familiaridade, pois entra na sua barca e pede-lhe que se afaste um pouco. Ao sentar-se, Jesus deliberadamente assume a atitude de Mestre, fazendo da barca de Simão o seu novo púlpito, de onde dirige a Palavra a quem o quer escutar.

Fala diretamente a Simão: “Rema lago adentro e joga as redes para pescar”. A resposta do pescador revela o cansaço e o desânimo da lida de toda a noite sem pescar nada. O texto reflete a realidade de muitas comunidades que, muitas vezes, lutam, se esforçam e o resultado parece pouco. Para um pescador experiente o que Jesus mandou fazer era descabido, mas porque era o Mestre que o dizia, obedeceram. Assim, percebemos que a força transformadora da Palavra não está só no seu conteúdo, mas naquele que a pronuncia: “Na força da tua palavra lançarei as redes”. E acontece o milagre que não é uma realidade mágica, mas revela um sinal da presença de Deus e do seu poder capaz de curar/transformar os olhos do nosso interior, para olharmos a realidade com os seus olhos. Neste instante a fé se manifesta.

A pesca extraordinária, as redes se rompendo, os barcos quase afundando em pleno dia são sinais sensíveis que preparam o encontro decisivo com Jesus. O êxito da pesca depende só do Senhor Jesus: sem ele, é noite; não pescam nada. Com Ele é dia; há abundância, ânimo e força apesar de tudo.

Os dois nomes “Simão Pedro”, aqui aparecem juntos pela primeira vez. De fato, Jesus dará o nome de “Pedro” a Simão, depois, quando escolherá os doze discípulos. O encontro com Jesus transforma não só a realidade, mas também muda a pessoa toda! Já que mudar de nome na Bíblia, é mudar de vida totalmente.

Pedro reconhece que é um pecador e Jesus o acolhe na sua fragilidade para ser o chefe dos apóstolos e chefe da Igreja que Jesus quer fundar. As palavras de coragem dirigidas a Simão Pedro retiram-lhe o medo e conferem uma nova missão: “pescador de homens”.

“Deixaram tudo e seguiram Jesus”. Tornaram-se discípulos de Jesus e assumiram uma “nova” vida. Isto significa que o desapego total e o viver liberto e sem amarras é característico do discípulo de Jesus! Assim, ser cristão (ser discípulo) é seguir uma Pessoa: Jesus Cristo! Não uma ideia, uma filosofia de vida, mas a Pessoa de Jesus Cristo: fazer o que Ele fez e o que Ele mandou!

Senhor, a tua Palavra enche-nos de força e de alegria. Nós te pedirmos, Senhor, dá-nos a mesma coragem e confiança que depositaste no coração de Pedro para não desanimar e continuar a lançar as redes ao mar da vida e continuar a tua missão de anunciar o teu Reino. Faz-nos discípulo missionários capazes de viver livre para te seguir sempre!

Dom João Carlos Seneme, css

Bispo de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real