Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Museu Willy Barth abre uma exposição “didática, produtiva e divertida”

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Teve início nessa terça-feira (29) a exposição “Outubro Rosa, Novembro Azul: Consciência e Saúde” no Museu Willy Barth. A exposição, de autoria do próprio Museu, visa conscientizar a população sobre a importância dos exames preventivos para câncer de próstata, mama e útero, utilizando objetos e obras nas cores azul e rosa, que simbolizam as campanhas de saúde masculina e feminina. 

Entre os convidados presentes na vernissage, estavam alunos da turma do curso de Tecnologias Educacionais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Na ocasião, o professor Marcos Nestor Stein, ministrou uma aula sobre acervo e museus, integrando a programação educativa da noite.

“Foi uma vernissage didática, produtiva e divertida. Os presentes fizeram perguntas acerca das obras, do ambiente expositivo e se identificaram com alguns objetos que seus pais e avós utilizavam”, mencionou o museólogo responsável pela curadoria, pesquisa e montagem da exposição, Luan da Rosa Pacheco.

O museólogo tirou dúvidas sobre o projeto curatorial das exposições. “Cabe frisar que é a primeira vez no ano que todas as galerias do museu possuem exposições autorais”. A exposição é de curta duração e ficará no Museu até dia 14 de novembro. 

O curador explica que por meio da arte é possível instigar pensamentos críticos e reflexivos. “Percebi nos olhares dos visitantes a necessidade de refletir sobre o tema. Tanto que, quando as pessoas apreciavam as obras, elas viam que a proposta podia ter impacto direto ou indireto na vida de seus amigos e parentes”, salientou.

A equipe do Museu Histórico Willy Barth, abraçou as campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul, demonstrando preocupação com a saúde dos seus visitantes e familiares. “Na exposição, o visitante verá objetos cujas cores possuem rosa e azul. Objetos e telas de artistas locais ilustram a exposição. Portanto, convidamos a comunidade a prestigiar o espaço e refletir sobre a importância desses exames em nossas vidas e das pessoas que amamos. Não crie tabus acerca do tema. Pesquise e converse com amigos e familiares, pois quanto mais cedo diagnosticar, maiores são as chances de cura”, complementa com este alerta o museólogo Luan Pacheco.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Previsão do Tempo

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Cotação em Tempo Real

Cotações em tempo real