Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Município promove ações com intuito de acelerar imunização dos toledanos

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O prefeito em exercício Ademar Dorfschmidt e o assessor jurídico da Prefeitura de Toledo, Alexandre Gregório, participaram, nesta segunda-feira (22), por videoconferência, da primeira assembleia geral do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar). Aproximadamente 2.500 municípios brasileiros participam do grupo com o intuito de facilitar a compra de vacinas, equipamentos, insumos e medicamentos para o combate à Covid-19. 

O primeiro objetivo do consórcio é a aquisição de 20 milhões de doses de vacinas para complementar as distribuídas pelo Ministério da Saúde e acelerar a imunização dos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização. Ademar Dorfschmidt informou que o Conectar é formado por municípios que, somados, alcançam mais da metade da população brasileira. 

Logo após a videoconferência, Ademar sancionou a Lei “R” nº 15/2021, que autoriza a administração municipal a adquirir vacinas contra o novo coronavírus. A regulamentação orienta que a aquisição deve ser feita de “laboratórios que detenham o respectivo registro ou autorização temporária de uso emergencial, expedidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”. 

Para realizar a compra, o município prevê a aplicação de R$ 5 milhões. Esse valor é suficiente, segundo estudo realizado pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), para cerca de 100 mil doses. “Toledo está se programando para, caso seja necessário, adquirir estas doses. É fato que a vacina é a forma mais segura de prevenção. Estamos nos precavendo e fazendo o possível para salvar vidas”, destaca Dorfschmidt. 

Sobre o Conectar, Ademar disse estar confiante. “A implantação deste consórcio demonstra que os municípios estão ansiosos por vacinar sua população e essa união faz a diferença. De forma conjunta, a FNP, a Frente Nacional dos Prefeitos, quer dar mais rapidez à imunização, pois os municípios têm condições de ser mais ágeis na dispensação da vacina desde que ela esteja disponível”. 

Formato da compra

O planejamento do Conectar estuda a compra de vacinas por meio do consórcio Covax Facility, iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); via Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e ainda por negociação para a compra de parte das vacinas AstraZeneca que estão em estoque nos Estados Unidos. 

O presidente da FNP, Jonas Donizette, destacou a forma rápida com a qual o consórcio se organizou. “Ele foi formado em menos de um mês, em tempo recorde, e mostra a força dos municípios”, salienta. 

Dos 2.599 municípios interessados, 1.731 (entre eles Toledo) aprovaram leis municipais autorizando a participação no Conectar. Agora, o consórcio elegerá sua diretoria e a escolha do conselho fiscal, decisões que devem acontecer na próxima assembleia, marcada para segunda-feira (29).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real