Iniciativa alcançará mulheres de todas as regiões do país no formato presencial e virtual (Foto: Daniela Ortiz/Assessoria de Comunicação da Associação Comercial de São Paulo)

Pasta que cuida dos direitos humanos celebrou acordo de cooperação com a Confederação das Associações Comerciais do Brasil neste sábado (24) em SP

“Uma grande parceria está sendo formada, unindo o poder público e privado, para gerar a autonomia econômica de mulheres por todo o Brasil”. A fala da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, refere-se à projeção econômica feminina e aconteceu na tarde deste sábado (24), em São Paulo (SP), durante a assinatura do acordo de cooperação com a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. 

O objetivo da cooperação é capacitar mulheres brasileiras – em especial aquelas em situação de vulnerabilidade social – que já tenham o próprio negócio ou desejam empreender como micro e pequenas empresárias estabelecidas no Brasil. A iniciativa acontecerá por meio de cursos e atividades a serem ofertadas pela CACB, entidade vinculada ao Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), nos formatos presencial e remoto. A ação é impulsionada pelo projeto Qualifica Mulher por meio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres. 

Durante a cerimônia, Cristiane Britto enfatizou a relevância do empreendedorismo feminino. “Acreditamos que a autonomia econômica pode ser a saída para uma mulher que está em um ciclo de violência e que depende financeiramente do agressor”, alertou. “Nesse sentido, me alegro em dizer que o projeto Qualifica Mulher tem impulsionado e contribuído para a mudança de cenário de diversas famílias e mulheres brasileiras ”, declarou a ministra. 

A solenidade ocorreu na Associação Comercial de São Paulo e contou com a presença da secretária nacional da Família, Angela Gandra; da presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques; do presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto; e da presidente do CMEC, Ana Cláudia Badra Cotait. 

Entidade parceira

A CACB é uma organização multissetorial que possui representantes de cada um dos estados brasileiros, agregando 2.300 Associações Comerciais e Empresariais que associam, por adesão voluntária, milhares de empresários em todo o país, pessoas jurídicas e físicas, de todos os setores da economia. 

Na atualidade, a confederação envolve mais de dois milhões de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Qualifica Mulher

Instituído pela Portaria n° 3.175/20, o projeto Qualifica Mulher tem a proposta de formar uma rede de parcerias com o Poder Público e instituições privadas. O intuito é fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo para geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Os cursos gratuitos atendem, prioritariamente, mulheres que possuam renda mensal de até um salário mínimo e meio, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental e/ou médio, ou que não tenham escolaridade.

Os eixos de atuação do projeto contemplam o “Qualifica Capacita – qualificação e capacitação profissional”, “Qualifica Empreende – capacitação para o empreendedorismo” e “Qualifica Concretiza – caminho à empregabilidade e incentivo ao microcrédito para empreendedoras”.

Conheça os cursos do Projeto que estão com as inscrições abertas Link gov.br/mdh/pt-br/assuntos/qualifica-mulher/inscricoes-abertas

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MMFDH