Gerentes de unidades básicas de saúde (UBS) de Toledo participaram, na tarde dessa quarta-feira (22), de um treinamento que apresentou as recentes alterações no modelo de cofinanciamento da atenção primária em saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As mudanças, previstas pelas portarias nº 3.493/2024 (GM/MS) e nº 161/2024 (Saps/MS), entrarão em vigor a partir de abril e foram detalhadas em um encontro realizado nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde.
Durante o treinamento, a diretora do Departamento da Rede de Atenção Primária à Saúde, Karla Lorensetti Roman, destacou os principais pontos das alterações nos repasses realizados pelo Ministério da Saúde (MS). Atualmente, os valores enviados pela União aos estados e municípios seguem o modelo fundo a fundo (FAF), baseado exclusivamente no número de habitantes.
Com a implementação das novas regras, também passarão a ser considerados parâmetros de produção e desempenho das UBS. “Essa nova lógica de financiamento exige uma reorganização nas rotinas das unidades, pois o desempenho e os resultados alcançados serão determinantes para a garantia de recursos. Dessa forma, estamos ensinando as equipes e utilizarem corretamente as ferramentas para monitorar corretamente estes indicadores”, explica a diretora.
Ela entende que tais mudanças visam fortalecer a eficiência e a qualidade do atendimento na atenção primária, além de promover um uso mais racional e eficaz dos recursos públicos. “São alterações que promovem melhorias para o público geral, mas que terão impactos diretos em indivíduos que compõem grupos prioritários. Entre outras coisas, estas portarias estimulam os municípios, por meio de sua atenção básica, a monitorarem estas pessoas e recomenda um acompanhamento específico por parte das UBS”, comenta.
O treinamento realizado nesta quarta-feira foi o primeiro de uma série de encontros destinados a capacitar as equipes das UBS. Na próxima semana, o mesmo conteúdo será repassado aos agentes comunitários de saúde (ACS) e enfermeiros, garantindo que todos os profissionais estejam alinhados com as novas diretrizes e preparados para implementar as mudanças necessárias.
Fonte: Decom/Pref. de Toledo