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Mudança no trânsito afeta cruzamentos em Toledo; confira a alteração

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A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, por meio da Guarda Municipal, divulgou uma nota nesta segunda-feira (7/10) para esclarecer condutores de veículos a respeito de mudanças que ocorrerão no Trânsito.

Confira a nota, a seguir.

MUDANÇA NO TRÂNSITO EM TOLEDO

Em uma ação voltada para melhorar a fluidez do trânsito e aumentar a segurança viária no Bairro Vila Pioneiro, a Prefeitura por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana – Departamento de Trânsito (Deptrans) está implementando uma alteração importante nos cruzamentos semafóricos que conectam a Rua 1º de Maio à Rua Piratini.

Como funcionam os intervalos atualmente?

Atualmente, os cruzamentos funcionam de maneira tradicional, com semáforos que abrem de forma alternada para cada uma das ruas.

O que vai mudar?

Com a intenção de melhorar o fluxo de veículos e diminuir o tempo de espera nos semáforos, será proibida a conversão à esquerda em ambos os sentidos das ruas. Ou seja, ao chegar nesse cruzamento, os motoristas não poderão mais fazer uma manobra para entrar à esquerda, precisando seguir em frente ou virar à direita.

A triagem será claramente indicada pela instalação de placas de sinalização do tipo “Proibido Virar à Esquerda” (R-4A).

Por que essa mudança é importante para o trânsito?

1. Melhoria na fluidez do trânsito

A conversão à esquerda é uma das manobras que mais interrompe o fluxo de veículos em cruzamentos. Quando um motorista precisa virar para a esquerda, ele geralmente precisa parar no meio da pista para esperar o momento seguro para cruzar a via oposta, o que causa retenções, filas e congestionamentos. Ao eliminar essa opção, o trânsito segue de forma mais contínua e com menos interrupções, diminuindo os tempos de espera e melhorando a circulação dos veículos.

2. Redução de conflitos de tráfego

As conversões à esquerda criam pontos de conflito entre veículos, especialmente em cruzamentos movimentados. Por exemplo, os veículos que estão tentando virar para a esquerda precisam cruzar o caminho dos veículos que seguem na via ou estão vindo no sentido contrário.

Isso aumenta o risco de acidentes, como colisões frontais ou laterais. Ao proibir essa manobra, esses conflitos são eliminados.

3. Diminuição do risco de acidentes

Cruzamentos com abertura para a esquerda são frequentemente locais de acidentes, principalmente em vias urbanas. Os motoristas podem se apressar para fazer a conversão antes que o trânsito no sentido oposto ao avanço, o que aumente o risco de colisões. Proibir a conversão à esquerda reduz significativamente a chance desses acidentes, aumentando a segurança para os motoristas.

4. Aumento da eficiência dos semáforos

Quando os semáforos alternam entre as ruas que se cruzam, os veículos que aguardam para virar à esquerda podem ocupar faixas de tráfego ou bloqueá-las. Isso causa atrasos, já que os outros motoristas precisam esperar até que a via fique livre para avançar. Sem a necessidade de esperar pela conversão para a esquerda, o ritmo do ciclo dos semáforos pode ser otimizado, tornando o fluxo de veículos mais livre.

5. Melhora no comportamento do trânsito local

Ao simplificar as opções de direção nas categorias, os motoristas se adaptam mais rapidamente ao padrão de tráfego, o que pode resultar em menos confusão e maior segurança.

A transferência da conversão à esquerda também torna o trânsito mais previsível, facilitando a circulação tanto para quem está dirigindo quanto para os pedestres que atravessam as ruas. A proibição de conversão à esquerda nesses cruzamentos ajuda a manter o trânsito mais ágil, seguro e eficiente, beneficiando tanto os motoristas quanto os pedestres.

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Edição nº2792 – 16/09/2025

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