Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MPPR emite recomendação para que prefeitura de Entre Rios do Oeste demitir funcionários ilegais

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O MP determinou que o Município exonere funcionários que ocupam indevidamente cargos de comissão

O Ministério Público do Paraná, a partir da 1ª Promotoria de Justiça de Marechal Cândido Rondon, expediu recomendação administrativa à prefeitura de Entre Rios do Oeste para adequar a ocupação de cargos comissionados na Administração Municipal. O MPPR destaca no documento que as nomeações devem respeitar os princípios constitucionais da Administração Pública, notadamente quando a “legalidade, impessoalidade e moralidade”.
Na recomendação, enviada nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, a Promotoria indica que funcionários que exerçam funções de natureza técnica, administrativa ou rotineira sejam exonerados – independente da nomenclatura de seus cargos. O Ministério Público apurou que, a despeito de alguns cargos terem a nomenclatura de funções comissionadas regulares (como “assessor”, “chefe” ou “diretor”), as atividades exercidas pelos servidores na prática não têm atribuição descrita em lei para cargos comissionados, como chefia ou assessoramento. O MPPR também aponta no documento que nas futuras nomeações feitas pelo Município sejam descritas as atribuições dos cargos de forma clara e objetiva.
Foi concedido prazo de 15 dias para que a Prefeitura informe o Ministério Público sobre as providências adotadas. O não cumprimento da recomendação poderá resultar em ajuizamento de ação civil e eventual condenação por ato de improbidade administrativa..

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2786 – 24/06/2025

Cotações em tempo real