Imagem ilustrativa de CMEI de Toledo. Foto: Arquivo/Valderi Geovani

Depois de muitas controvérsias sobre a nomeação de Guilherme Matheus Kaiser Breda no cargo de Diretor do Departamento de Educação Infantil em Toledo, o MP determinou a suspensão de sua nomeação.

Levando-se em conta os argumentos elencados, DEFIRO a antecipação dos efeitos da tutela, com base no art. 300 e seguintes, do Código de Processo Civil, para DETERMINAR SUSPENSÃO do ato administrativo de nomeação do senhor Guilherme Matheus Kaiser Breda do cargo em comissão de Diretor do Departamento de Educação Infantil do Município de Toledo, bem como de quaisquer outros Conselhos Sociais de Educação que faça parte como representante da educação, bem como DETERMINAR ao Município de Toledo, por meio do chefe do Poder Executivo, que proceda a NOMEAÇÃO de pessoa com aptidão técnica e qualificação necessária para o exercício do cargo acima indicado, nos moldes da Deliberação 02/2019 do CMED local, no prazo de 10 (dez) dias.

Dia do Vereador

Nesse dia 01 de outubro se comemora no Brasil o Dia do Vereador. Ele é, por designação (eleição), um membro de um órgão colegial (partido) representativo de um município, com funções legislativas. Alguns conseguem administrar essa responsabilidade, já outros, se deixam levar pela picada da “mosca azul”. 

Dia do Vereador I

A nossa Câmara Municipal de Toledo, que é composta por 19 vereadores de 11 partidos políticos, que representam os mais de 146 mil habitantes – cada vereador eleito representa o equivalente a 7,6 mil habitantes – é considerada uma das mais exemplares e transparentes do país, e, por si só, se sobressai a algumas intempéries.

Os 19 vereadores da atual legislatura de Toledo, no dia da posse, acompanhados pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. Foto: Decom/CMT

Dia do Vereador II

Como a presente data é do Dia do Vereador, registro os parabéns nessa coluna, que sempre foi, é e será, o canal da verdade, da isenção e da projeção daqueles que atuam em nosso Poder Legislativo.

Dia do Vereador III

No dia 02 de outubro, às 8h, irei entrevistar os vereadores Leoclides Bisognin e Marcelo Marques, membros da Mesa Diretiva da Casa de Leis, e eles irão mostrar alguns números das atividades do Legislativo para com os munícipes.

Inovação e transparência?

Quando nossas autoridades se cercam de pessoas qualificadas, os contribuintes são sempre os beneficiados. Nessas pouco mais de 3 décadas em que acompanho nossa Casa Legislativa, dá para enumerar quais desses representantes eleitos tiveram assessores que se sobressaíram em suas obrigações.

Inovação e transparência? I

Dois deles são o servidor público Daniel Scopel, coordenador do Legislativo, e de Adriano Siega, chefe de gabinete da presidência, que tiveram a ideia de fazer com que a Câmara Municipal de Toledo também realize sua “prestação de contas” a cada quadrimestre. A isso denotamos três qualidades: civismo, respeito e transparência.

União Brasil – UB 44

PSL 17 e DEM 25 desaparecem do mapa e renascem com como UNIÃO BRASIL – UB 44. Assim ficou definido na reunião realizada em Brasília nessa última quarta-feira. Está marcada para a próxima quarta, dia 06 de outubro, uma convenção nacional, que deverá aprovar o novo estatuto já mesclado das duas antigas siglas.

Maior bancada federal

A nova Sigla UB 44 nasce com 81 deputados federais, 7 senadores e 4 ministros, sendo uma das maiores na esfera federal. No Paraná, a UB 44 terá 50 prefeitos, 56 vice-prefeitos, 4 deputados federais, 12 deputados estaduais e 450 vereadores.

DEM e PSL de Toledo

Essas informações foram repassadas pelo presidente do DEM em Toledo, Lucio Elger. Ele afirma que vai aguardar a convecção nacional marcada para a próxima semana, para ver quais serão as mudanças, e daí reunir os filiados para tomarem as decisões em nível local.

Janela

Ele fez questão de ressaltar que quando há essas fusões, abre-se a janela para os ocupantes de cargo eletivo, sejam eles vereadores ou deputados, insatisfeitos, migrarem para outras siglas sem que haja perda do mando.