Foto: Eliane C. Torres

Depois de dois anos de pandemia, que exigiram cuidados extras e novos formatos de eventos culturais, a Mostra de Circo Social e o Festival Nacional de Circo está de volta em Toledo com novidades. A XVI edição da Mostra de Circo Social e o IX Festival Nacional de Circo serão realizados em Toledo de 3 a 11 de novembro e integra a programação dos 70 anos de aniversário do município e dos 30 anos de funcionamento do Circo da Alegria, que funciona na Escola Municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa.

“Mesmo com a pandemia, não interrompemos a programação da Mostra e Festival por entendermos a importância deles para o desenvolvimento, consolidação e crescimento dos grupos circenses. Nos dois últimos anos fizemos uma programação mais enxuta, respeitando todas as normas para evitar a propagação da Covid-19 e também eventos onlines. Com isso mantemos acesa a chama e estamos agora retomando com toda a força”, declarou o coordenador do projeto e também do evento, Dado Guerra.

Dado Guerra. Foto: Eliane C. Torres

Segundo ele, os diferentes grupos inscritos estão ansiosos para o evento e abertos a troca de informações e conhecimentos que a Mostra e Festival proporcionam. Como nos anos anteriores, o evento contará com grupos e profissionais de renome nacional e internacional, que trarão espetáculos abertos ao público e ministrarão oficinas profissionalizantes. Além disso, contará também com a participação dos grupos sociais de Toledo e da região, mostrando os trabalhos realizados e a evolução que tiveram no período. Ao todo, 20 grupos de projetos de circo social do município e da região estão inscritos.

Foto: Eliane C. Torres

Neste ano a interação com o público deverá ser ainda maior, acredita Dado. Além dos espetáculos programados para o Teatro Municipal, Circo da Alegria, no Jardim Europa, e Circo da Magia, no Jardim Coopagro, serão realizadas ações nos parques Ecológico Diva Paim Barth e do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, no sábado e no domingo. Isso deve estimular a participação das crianças e suas famílias. As apresentações dos grupos sociais continuam no Teatro Municipal, com a presença de estudantes de escolas públicas e privadas. Os espaços já estão praticamente lotados. Ainda poderão ser feitas reservas para os dias 4 e 8 de novembro. As escolas interessadas deverão entrar em contato com o Circo da Alegria para agendar a presença dos alunos.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]
Foto: Eliane C. Torres

Em função das comemorações dos 30 anos do Circo da Alegria, serão realizadas algumas participações especiais que deverão encantar o público. Deverão subir ao palco para algumas intervenções, entre uma apresentação e outra, artistas dos grupos nacionais presentes e principalmente talentos locais, formados no Circo da Alegria, que estão atuando ou já atuaram profissionalmente. Entre os destaques deverá estar a professora Tânia Piazetta, uma das fundadoras do projeto e que se dedicou integralmente a ele, até a sua aposentadoria.

Foto: Eliane C. Torres

Para o evento também estão confirmados, Alex Machado, da Escola Nacional de Circo, que desde o início da Mostra e Festival, faz a devolutiva aos grupos analisando aspectos positivos e que precisam ser melhorados para garantir maior crescimento. Integram ainda esta comissão de avaliadores Aires Coutinho e Vanusa Heloísa. Rodrigo Mallet, da Escola Basileu França, de Goiânia, também retorna a Toledo para trazer a sua experiência e acompanhar a evolução do trabalho circense. A escola atende alunos de ensino médio oferecendo curso técnico profissionalizante na área de circo.

O Circo da Alegria faz a abertura oficial do evento na sexta-feira, 3, às 20h, no Teatro Municipal, onde também haverá uma exposição de figurinos e recortes de jornais e revistas divulgando as edições anteriores, trabalhos e resultados dos projetos sociais de circo. Na sequência será realizado o show com o grupo Conexão, da Trupe Tangará, de Londrina. A partir do dia 4 começam as apresentações dos grupos sociais inscritos, pela manhã e tarde, oficinas profissionalizantes e debates, além de espetáculos circenses à noite. Estão programados espetáculos ao ar livre no Teatro Municipal, no Circo da Alegria e no Circo da Magia. (veja abaixo o folder com programação completa).

As escolas devem fazer o agendamento prévio. Para os espetáculos é necessário retirar o ingresso no Teatro Municipal, Casa da Cultura ou Circo da Alegria, permitindo assim um controle mais efetivo dos frequentadores, uma vez que o espaço é limitado. Para a Mostra ainda há lugares disponíveis nos dias 4 e 8 de novembro.

A XVI edição da Mostra de Circo Social e o IX Festival Nacional de Circo são realizações do Circo da Alegria, Circo Ático, cozinha social, Escola Municipal Anita Garibaldi, Prefeitura de Toledo, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação e Setor de Comunicação.

Fonte: Assessoria de Comunicação