Alunos de projetos sociais de circo trazem a alegria e a pluralidade de números para a 19ª Mostra de Circo Social e 12º Festival Nacional de Circo, que serão realizados em Toledo de 8 a 12 de setembro. São cerca de 20 municípios representados, os quais vão mostrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano e trocar experiências com os demais grupos, além de participar de oficinas e discussões. Eles têm ainda a oportunidade de interagir com grandes nomes do circo nacional, que vem a Toledo. Tanto os espetáculos quanto a mostra são de acesso gratuito.
A abertura oficial será na segunda-feira, 8 de setembro, com um sarau de gala, pronunciamentos das autoridades e entrega de medalhas aos apoiadores, nas escadarias do Teatro Municipal, a partir das 19h. No local haverá apresentação da Orquestra Sinfônica de Cascavel, performance dos circos Ático e Magia, de Toledo, declamação de poesias e leitura de trechos de textos literários.
Cumprida esta etapa, o público será convidado a entrar no Teatro Municipal para acompanhar a estreia do espetáculo Circo e Letras Cap. 2 “A escrita de si”. O espetáculo é uma sequência do projeto Circo e Letras, iniciado no ano passado com diversas atividades de estímulo à leitura e produção de textos. “Neste ano procuramos estimular os alunos a registrar as suas memórias, os momentos vividos, as dificuldades, as vitórias de cada um. Isso serviu para que eles se reconhecessem melhor, se conectassem e também registrassem a sua relação com o circo”, observa a coordenadora do projeto Circo da Alegria, autora e diretora do espetáculo, Paula Bombonatto.
Deste trabalho, complementa Paula, surgiram relatos muito interessantes e a partir disso foi montado o show, levando estas visões para o palco. Pela primeira vez ela está incluindo no espetáculo crianças na faixa dos 9 anos de idade, todos iniciantes. “É muito importante proporcionar estas experiências para os pequenos, mas as participações vão considerar o empenho e a dedicação de cada um, de acordo com as suas habilidades, responsabilidade, disciplina e participação nos ensaios.
A exposição dos trabalhos dos projetos sociais será de terça a quinta, no Teatro Municipal, em dois horários, às 9h30min e às 14h. As crianças e adolescentes também terão a possibilidade de participar da abertura da exposição de fotos Circo e Letras, no museu histórico Willy Barth, na quinta-feira, 11, e da Noite do Alojamento, com uma agenda especial com apresentações, rodas de conversa e treinos livres, exclusivo para os grupos inscritos.

No último dia, na sexta-feira, 12, serão realizadas oficinas de contação de histórias, acrobacias de solo, malabares, produção cultural e tecido acrobático, de manhã e de tarde, no Circo da Alegria. À noite, a partir das 19h, serão realizadas apresentações, show com a Cia Bravata, de São Paulo, e noite de rock e fogo, com apresentações de bandas de rock e pirofagia.
Atrações
As apresentações dos grupos inscritos para o 12º Festival Nacional de Circo serão no Teatro Municipal, às 20h, com acesso livre. Na terça-feira, 9, apresenta-se o grupo MB Circo, de São Paulo, com “Riso Show”, e na quarta-feira, 10, Saltimbembe Mambenbancos, do grupo Rosa dos Ventos, de São Paulo. A programação na quinta-feira, 11, será um pouco diferente neste ano. Às 16h30min será a vez do espetáculo “O rei que ficou cego”, do grupo Histórias da Nana, de São Paulo, marcando também a abertura de uma exposição de fotos, e às 20h, no picadeiro do Circo da Alegria, um show de variedades, apresentações musicais e a emissão da carteira de monociclo aos que cumprirem os requisitos estabelecidos. A programação encerra com uma roda de conversas, competições e treinos livres.
Na sexta-feira, durante todo o dia, serão realizadas oficinas no Circo da Alegria e o encerramento será no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Um palco será montado na quadra de esportes do Parque para apresentações de grupos locais, o espetáculo Bravata Volante, da Cia Bravata de São Paulo, e a noite do rock e fogo, com bandas locais e pirofagia.
A Mostra e Festival são realizados pelo Circo da Alegria/prefeitura de Toledo com recursos da Lei Aldir Blanc/Ministério da Cultura e o apoio da escola municipal Anita Garibaldi e Circo Ático.

Programação completa
Segunda-feira – 08/09
19h00 – Abertura oficial
Local: Escadarias do Teatro Municipal
Sarau de gala
Pronunciamentos de autoridades
Entrega de medalhas aos apoiadores
Apresentações:
Orquestra Sinfônica de Cascavel
Performances dos circos Ático e Magia
Declamação de poesias
Leitura de trechos literários
Após a abertura: Espetáculo “Circo e Letras Cap. 2 – A escrita de si”
Local: Teatro Municipal
Direção: Paula Bombonatto
Terça-feira – 09/09
09h30 e 14h00 – Mostra de Circo Social
Local: Teatro Municipal
Apresentações de projetos sociais com crianças e adolescentes
20h00 – Espetáculo “Riso Show” – Grupo MB Circo (SP)
Local: Teatro Municipal
Quarta-feira – 10/09
09h30 e 14h00 – Mostra de Circo Social
Local: Teatro Municipal
20h00 – Espetáculo “Saltimbembe Mambenbancos” – Grupo Rosa dos Ventos (SP)
Local: Teatro Municipal
Quinta-feira – 11/09
09h30 e 14h00 – Mostra de Circo Social
Local: Teatro Municipal
16h30 – Espetáculo “O rei que ficou cego” – Grupo Histórias da Nana (SP)
Local: Teatro Municipal
Abertura da Exposição Fotográfica “Circo e Letras”
Local: Museu Histórico Willy Barth
20h00 – Show de variedades
Local: Picadeiro do Circo da Alegria
Apresentações musicais
Emissão da carteira de monociclo para participantes que cumprirem os requisitos
Roda de conversas, competições e treinos livres
Noite do Alojamento – exclusiva para grupos inscritos
Apresentações
Rodas de conversa
Treinos livres
Sexta-feira – 12/09
Manhã e Tarde – Oficinas no Circo da Alegria
Local: Circo da Alegria
Contação de histórias
Acrobacias de solo
Malabares
Produção cultural
Tecido acrobático
Encerramento festivo – a partir das 19h00
Local: Parque Ecológico Diva Paim Barth (quadra de esportes)
Apresentações de grupos locais
Espetáculo “Bravata Volante” – Cia Bravata (SP)
Noite de Rock e Fogo: bandas locais e pirofagia
Fonte: assessoria