Foto: Arquivo pessoal

Da Redação

Faleceu nesta terça-feira (20), aos 65 anos, Amélio Dezem. O óbito foi decorrente de um câncer a qual tratava há muitos anos.

Amélio teve sua vida profissional iniciada como farmacêutico em Toledo e depois mudou-se para São Paulo onde instalou um laboratório e uma rede de 33 farmácias chamada de Grupo Manifarma.

Ao retornar para Toledo foi um dos fundadores da Faculdade Sul Brasil (Fasul) atualmente Campus do Centro Universitário FAG (Fundação Assis Gurgacz), juntamente com mais dois empresários Pedro Pereira de Oliveira e João Luís Seimetz. Também atuou como sócio da Imobiliária Habitabem por muitos anos. Amélio foi o idealizador e proprietário da Vinícola Dezem que está há mais de 16 anos no mercado sendo referência nacional na produção de vinhos finos.

O empresário e apaixonado por vinicultura quando voltou a Toledo na década de 90, desfocou dos demais empreendimentos de sua propriedade para se dedicar às uvas. Em uma de suas visitas a Gazeta, nos afirmou que iria instalar em Toledo um vinícola de vinhos finos e a reação da maioria dos presentes não podia ser outra a não ser de chamá-lo de “louco”.

Disse que já tinha as análises da terra e já sabia onde iria produzir seis variedades que mais se adaptam a esse clima, pois a terra já prometia por ter uma boa qualidade em “ferro” disse, bastando então que as mesmas peguem 12h de sol e claridade.

Vinícola Dezem. Foto: João Carlos Angheben

Esse projeto de implantação da Vinícola Dezem em Toledo foi uma quebra de tabu no Paraná, pois não havia qualquer estudo ou cultura que confirmasse e animasse alguém produzir boas variedades finas nessas terras vermelhas, e sim, só se ouvia falar em Rio Grande do Sul, nos países vizinhos Argentina e Chile.

Casado com Susan Russ Dezem, o empresário deixa esposa e quatro filhos. O corpo será velado na Loja Tríplice Aliança (Rua Alcides Pan, 221) e posteriormente o corpo será levado para Francisco Beltrão onde será realizado os atos da cremação.