A Paróquia São Francisco de Assis, localizada no Jardim Coopagro em Toledo, celebrou no último sábado, dia 1º de julho, uma Missa em Ação de Graças em comemoração aos 22 anos de ordenação sacerdotal do seu pároco, Padre Laudemir da Rocha. A celebração aconteceu na Igreja Matriz da paróquia, e reuniu uma igreja lotada de fiéis emocionados e gratos pelo trabalho pastoral do sacerdote.
A missa foi marcada por momentos de intensa emoção e gratidão. Além das homenagens da Paróquia, no final da celebração, os berranteiros da comitiva “Amanhã Nóis Chega” prestaram uma homenagem especial ao Padre Laudemir, emocionando a todos os presentes. Além disso, os fiéis entoaram o canto “Pelos frutos que me dás”, do Padre Zezinho, que é uma das canções preferidas do Padre Laudemir e que foi tocada no dia de sua ordenação diaconal e presbiteral. Um trecho em especial do canto ressoou fortemente no coração do sacerdote: “Eu não mereço. Mas agradeço”.

Após a missa festiva, os fiéis participaram de um jantar por adesão, que contou com uma deliciosa macarronada com galeto. As fichas para o jantar foram limitadas e se esgotaram rapidamente no início da semana, demonstrando o carinho e a admiração que a comunidade tem pelo Padre Laudemir. Durante o jantar, o sacerdote teve a oportunidade de tirar fotos, conversar com os fiéis nas mesas e expressar sua felicidade e gratidão pelas homenagens recebidas e por ser tão bem lembrado nas paróquias por onde passou.
A história sacerdotal do Padre Laudemir da Rocha é marcada por um lema que o guia em sua trajetória: “Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor” (Salmo 1,1). Nascido no município de Toledo, Paraná, em 4 de dezembro de 1967, Padre Laudemir é o primeiro de quatro irmãos, filho de Valdevina e João Marion da Rocha.
Desde cedo, o sacerdote já demonstrava seu compromisso com a comunidade, atuando como catequista e Ministro Auxiliar da Comunidade São José Operário, aos 14 anos de idade. Conforme crescia, sentiu o chamado de Deus para algo maior e começou a participar dos encontros vocacionais promovidos pela Paróquia São Pedro e São Paulo, realizados na Vila Boa Esperança, na casa das Irmãs Filhas da Caridade São Vicente de Paulo.
A jornada de formação eclesiástica de Padre Laudemir incluiu sua passagem pelo Seminário São José em Cascavel, onde concluiu o segundo grau em 1990-1991. Em seguida, ingressou no Seminário Nossa Senhora de Medianeira, em Medianeira, para cursar o Propedêutico em 1992. Posteriormente, realizou um ano de estágio pastoral como assistente no Seminário São Cura D’Ars, em Quatro Pontes, em 1993.

Prosseguindo em sua formação, Padre Laudemir estudou filosofia no Seminário Maria Mãe da Igreja, em Toledo, entre 1994 e 1996. Após concluir essa etapa, iniciou os estudos de Teologia no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel (CINTEC), de 1997 a 2000. Durante sua formação, Padre Laudemir recebeu importantes marcos eclesiásticos, como a admissão à Teologia em 15 de novembro de 1998, o ministério de Leitor em 7 de agosto de 1999 e o ministério de Acólito em 26 de agosto de 2000.
No dia 24 de fevereiro de 2001, Padre Laudemir foi ordenado diácono, recebendo a imposição das mãos de D. Anuar Battisti, na comunidade São José Operário da Paróquia São Pedro e São Paulo, onde também assumiu a função de Vigário Paroquial. No dia 30 de junho de 2001, ocorreu sua ordenação presbiteral, realizada por Dom Anuar Battisti no Ginásio de Esportes Euzébio Garcia, também na Paróquia São Pedro e São Paulo.
Ao longo de sua trajetória presbiteral, Padre Laudemir exerceu diversos papéis e responsabilidades nas paróquias em que serviu. Inicialmente, atuou como Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro e São Paulo, na Vila Operária em Toledo, de 2001 a 2002. Em seguida, assumiu a função de Administrador Paroquial da mesma paróquia, sendo nomeado em 9 de novembro de 2001. De 2002 a 2007, foi Pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo, na Vila Operária.
Posteriormente, de 2007 a 2013, exerceu seu ministério como Pároco da Paróquia São Roque, em Nova Aurora. De 2013 a 2022, assumiu a função de Pároco da Paróquia Santo Inácio de Loyola, em Jesuítas. E desde o dia 16 de fevereiro de 2022, Padre Laudemir é o Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Toledo, onde tem dedicado sua vocação ao serviço da comunidade com amor e dedicação.
A celebração da Missa em Ação de Graças pelos 22 anos de ordenação sacerdotal do Padre Laudemir da Rocha foi um momento especial para toda a comunidade paroquial. A ocasião reafirmou a importância do trabalho pastoral do sacerdote e permitiu que os fiéis expressassem sua gratidão e carinho pelo pároco, que tem sido uma inspiração para todos. Que Padre Laudemir continue sendo abençoado em sua caminhada e que Deus o guie em sua missão de levar a palavra e o amor de Cristo aos corações daqueles que ele serve.





Fonte e fotos: Comunicação Social da Paróquia São Francisco de Assis. Juan Matoso