Crédito: Foto: Neila Rocha - ASCOM/MCTI

Evento nos Emirados Árabes Unidos é primordial para projetar a imagem do Brasil como ator tecnológico global e atrair investimentos para o setor.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, participou neste domingo (17) da abertura da Semana do Espaço no Pavilhão Brasil dentro da Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O MCTI participa com o Governo Federal na missão de projetar a imagem do Brasil como ator tecnológico global organizando a mostra temática do pavilhão. O ministro Marcos Pontes ressaltou a importância da participação do país na exposição internacional. “A gente está neste espaço maravilhoso falando sobre Brasil, mostrando o que é o Brasil. Através da ciência, tecnologia e inovações a gente pode transformar esse nosso país. A nossa presença aqui com todo esse time trazendo a semana do espaço vai permitir também investimento para o Brasil em ciência e tecnologia”.

Entre o dia 17 e 23 de outubro serão apresentadas as ações que vêm sendo implementadas pelo Governo para o setor espacial, por meio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ambas instituições vinculadas ao MCTI. Entre as ações apresentadas aos visitantes estão: o Centro de Lançamento de Alcântara, como oportunidade única de negócios para mercado de lançamentos de satélites; o Amazônia-1, primeiro satélite completamente produzido no Brasil e que contribui sobremaneira para o monitoramento da Amazônia; além de sistemas, lançadores e serviços espaciais em desenvolvimento no país.

“É um privilégio para a Agência Espacial Brasileira se juntar a esses esforços de divulgar o que o país faz para integrar a sua população, para proteger o seu meio ambiente e para estabelecer uma infraestrutura nacional que possa permitir o desenvolvimento do nosso país de forma sustentável”, destacou o presidente da AEB/MCTI, Carlos Moura durante a cerimônia de abertura da Semana do Espaço na Expo Dubai.

Durante a Semana do Espaço, a delegação do MCTI participa de sessões específicas sobre a economia espacial, desenvolvimento sustentável, lixo espacial e a inclusão de mulheres no espaço. Além disso, estão previstas durante todo o período de participação do ministério na exposição reuniões bilaterais importantes para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país. O ministro, Marcos Pontes, se reúne com representantes dos Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Índia, Suécia, Argentina, Egito da União Europeia.

Expo Dubai 2020

A Expo 2020 é uma exposição mundial organizada pelo Gabinete Internacional de Exposições (BIE, sigla em inglês), que está sendo na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, durante um período de seis meses. O evento foi adiado para este ano por conta da pandemia. A exposição é uma importante plataforma de promoção da imagem do Brasil, abrangendo múltiplos temas de interesse nacional como agronegócio, cultura, e-commerce, inovação, tecnologia e turismo.

No total, são esperados 25 milhões de visitantes. O Pavilhão Brasil foi construído e é operado ela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O subtema da participação do Brasil na Expo Dubai 2020 será sustentabilidade, colocando o Brasil como um ator global reafirmando a importância da diversidade brasileira e como potência agrícola, e imenso potencial industrial e tecnológico. Fonte: Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovações