Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministro de Portos e Aeroportos garante recursos para Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Os recursos para a instalação do PAPI – um sistema que auxilia nas operações de pousos e decolagens na aviação – no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho estão garantidos. A confirmação veio nesta quarta-feira (6), durante audiência do prefeito de Toledo, Mario César Costenaro, com o ministro Silvio Costa Filho. Na comitiva de Toledo viajaram ainda os secretários Thiago D’Arisbo (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Márcio Pimentel (Comunicação).

Mas a maior conquista foi o esforço conjunto de três deputados federais em apoiar a iniciativa da nova gestão municipal em melhorar a estrutura do aeroporto toledano: Dilceu Sperafico, Elton Welter e Sérgio Souza se uniram e participaram do encontro no Ministério de Portos e Aeroportos.

Os parlamentares colocaram à disposição de Costenaro toda estrutura dos gabinetes e garantiram apoio à demanda, inclusive com uma emenda conjunta para garantir a elaboração de um projeto para melhoria e ampliação da atual estrutura do aeroporto, conforme sugestão do próprio ministro.

Recursos garantidos – A maior preocupação era com uma possível interrupção no projeto de implantação do PAPI, considerada fundamental no projeto de retomada dos voos comerciais regulares e a manutenção das operações no Aeroporto Luiz Dalcanale Filho. “Sabemos da importância de Toledo no cenário regional e estadual e este recurso está garantido”, disse o ministro Costa Filho. Ainda de acordo com ele, o corpo técnico do Ministério está trabalhando para ajudar o município a fazer as entregas dos projetos que são necessários neste sentido.

Aeroporto alternado – Os deputados ressaltaram ainda da retomada dos voos comerciais regulares para que Toledo possa servir como aeroporto alternado para Cascavel. Todos lembraram das dificuldades de operação por causa da posição da pista cascavelense e ainda as questões climáticas que atrapalham pousos e decolagens com frequência, mesmo com aeronaves maiores. “Temos que pensar em Toledo de uma forma mais ampla e de olho no futuro”, comentou Sérgio Souza.

Outro ponto citado pelo deputado Sperafico é a necessidade futura de se criar “uma alternativa de uma pista de carga para auxiliar no escoamento da produção agropecuária de toda a região, em especial a psicultura que vem aumentando a produção e a exportação”.

Agenda positiva – Na avaliação do prefeito Mario Costenaro, a agenda em Brasília foi muito positiva “o que nos garante a confirmação do convênio com o PAPI e outros investimentos para reforçar a estrutura do nosso aeroporto municipal”, disse Costenaro.

Ele destacou que o trabalho neste setor vem sendo realizado em duas frentes: “Primeiro, fortalecer a estrutura existente do nosso aeroporto e depois, pensando a médio e longo prazo, fortalecê-lo, incrementá-lo, deixar o aeroporto melhor preparado para que a gente garanta um fator de competitividade maior ao desenvolvimento do nosso município e nosso território”.

Costenaro destacou a possibilidade ainda para 2026 do município fazer projetos que consigam investimentos para uma melhor adaptação da infraestrutura existente. “Estamos também em estudo para a viabilidade de um centro de formação em pilotos e mecânica para aeronaves. Mas a questão fundamental é para que a gente possa operar com aeronaves maiores e assim estabelecer condições de melhor viabilidade para o nosso aeroporto municipal”, frisou o prefeito.

Prazo estendido – O secretário Thiago D’Arisbo lembrou que o recurso para o PAPI teve seu prazo expirado em dezembro de 2024. “Felizmente, o Ministério de Portos e Aeroportos foi muito solícito, atendeu ao nosso compromisso de resgatar os projetos, atualizar conforme as suas exigências e nos permitir um novo prazo garantindo esse recurso”.

D’Arisbo enalteceu a parceria restabelecida e lembrou que os projetos foram entregues, porém, ainda “faltam as finalizações agora e o recurso vai ser disponibilizado para que nós possamos cumprir também esta exigência.

Na opinião do secretário, o compromisso do ministro com Toledo representa para o aeroporto de Toledo uma atratividade muito maior, “porque quaisquer companhias que operem com aeronaves de aviação comercial regular, necessitam desse equipamento. É um equipamento que permite uma aproximação para uso mais segura através de uma sinalização luminosa. De qualquer maneira é uma volta para Toledo bastante otimista”, finalizou

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2788 – 30/07/2025

Cotações em tempo real