Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mil cartões avaliados; e foram aplicadas 78 doses de vacina da meningite em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

A diretora de Vigilância em Saúde do município de Toledo, Juliana Beux Konno avaliou como positiva a campanha de dois dias no último fim de semana para a vacinação contra meningite. Ela disse que foi muito boa a procura da população.  Que 1004 cartões de vacinas foram avaliados nos dois dias e aplicadas 78 doses de vacina contra a meningite. “Consideramos ótimos esses números, indica que a cobertura vacinal está boa. Seria ruim se o número de doses aplicadas fosse alto. Demonstra que os cartões em Toledo estão em dia, pelo menos das pessoas que procuraram a UBS no fim de semana”, afirma a diretora.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, próxima à Delegacia da Polícia Civil, esteve aberta no sábado e domingo para vacinar contra a meningite, pessoas com idade entre 3 meses e 14 anos de idade. “Até 10 anos: 2 doses de vacina Meningo C. 11 a14 anos: 1 dose Meningo ACWY”, explica Juliana.

Entre 11 a 14 anos: 1 dose Meningo ACWY. Foto: arquivo pessoal

Segundo Juliana, agora, será realizada uma reunião com os gerentes das Unidades de Saúde para que os agentes comunitários de saúde realizem busca ativa casa a casa onde tem crianças e adolescentes até 14 anos. “Continuamos a ação de busca e vacinação”, diz.

“Risco dos não vacinados é se contaminar e adoecer. Risco alto de contágio e grande letalidade da doença. Meningite bacteriana é muito séria.  A doença progride rapidamente”, esclarece Juliana Beux, sobre os perigos de quem não tomar a vacina.

20ª REGIONAL DE SAÚDE – Todos os 18 municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde (RS) desenvolveram ações semelhantes no último fim de semana. A medida segue recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Ministério da Saúde no sentido de intensificar a vacina contra meningite devido ao surto registrado no município de Quatro Pontes, onde três casos da doença foram confirmados.

Os casos confirmados foram de meningite bacteriana, um homem e duas mulheres, e deixaram moradores de Quatro Pontes em alerta. Suspeita foi de que tenham contraído a doença em festa junina na zona rural do município.

A festa aconteceu no dia 10 de junho em uma comunidade rural. Duas pessoas que participaram do evento, foram internados em leitos de UTI, uma delas, em hospital de Toledo, com meningite meningocócica, um tipo raro de meningite bacteriana, que provoca inflamação grave das membranas que cobrem o cérebro.

Neste cenário, é urgente conter o surgimento de qualquer surto, pois a meningite é uma doença com altos índices de hospitalização e que pode levar o paciente a óbito. A vacinação é o meio mais eficaz para prevenir o surgimento desta doença.

MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA DA 20º REGIONAL DE SAÚDE: Toledo; Assis Chateaubriand; Diamante d’Oeste; Entre Rios do Oeste; Guaíra; Marechal Cândido Rondon; Maripá; Mercedes; Nova Santa Rosa; Ouro Verde do Oeste; Palotina; Pato Bragado; Quatro Pontes; Santa Helena; São José das Palmeiras; São Pedro do Iguaçu; Terra Roxa; Tupãssi.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2787 – 08/07/2025

Cotações em tempo real