Estrututra montada em frente ao Fórum Eleitoral para abrigar as equipes de trabalho e dar suporte ao pleito. Foto: Fernando Braga

Por Fernando Braga

Neste segundo turno das Eleições 2022, as votações transcorreram tranquilamente em Toledo, apesar do registro de algumas ocorrências. A Gazeta de Toledo esteve no Fórum Eleitoral acompanhando os trabalhos de servidores da Justiça Eleitoral, fiscais e profissionais de segurança pública, que no decorrer do dia conferiram o clima calmo das votações.

Em conversa com o Dr. José Roberto Moreira, promotor de Justiça que acompanhou ao longo deste domingo (30) o transcorrer da eleição, junto com a Dra. Luciana Lopes do Amaral Beal, juíza Eleitoral, soubemos que foram registrados na 75ª Zona Eleitoral quatro ocorrências no âmbito criminal, uma a mais em relação ao primeiro turno.

De acordo com o promotor, em três seções eleitorais foram verificados que eleitores utilizaram o celular para registrar seus votos. A ocorrência que mais chamou a atenção ocorreu na seção eleitoral da localidade de Xaxim, onde um eleitor colou a tecla 3 para que ninguém conseguisse votar no número 13, que corresponde a legenda do candidato Lula.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O caso aconteceu no início da manhã e pouco mais de 30 eleitores haviam votado. Entre eles encontra-se a pessoa que fez uso de cola para inutilizar a tecla. A Polícia Federal foi acionada e uma equipe compareceu ao local. A Dra. Luciana Beal também esteve lá e providenciou a substituição da urna (os votos já computados até aquele momento foram repassados para a nova urna). De acordo com o Dr. José Roberto Moreira, a PF está a cargo da investigação e se identificado, o responsável deverá responder criminalmente pelo ato.

Outra ocorrência que chegou ao conhecimento das autoridades, mas que ainda não havia tido seu registro formalizado através de Boletim de Ocorrência, diz respeito a distribuição de camisetas. O promotor disse que chegou até ele o relato de que em um comitê de um candidato (que ele não especificou) estaria acontecendo distribuição de camisetas de campanha. A denúncia está sendo apurada.

Quanto às substituições de urnas por panes, a 75ª Zona Eleitoral teve pouquíssimas ocorrências (menos de 10), se comparadas com as reposições ocorridas no 1ª turno, quando mais de 30 urnas, o equivalente a 10% do total, precisaram ser trocadas.

Apesar da tranqulidade, os efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, que estavam de plantão e mantiveram equipes de prontidão no Fórum Eleitoral, se movimentavam para acompanhar o pleito e checar possíveis irregularidades.