O mesatenista de Toledo Gustavo Avelar é um dos integrantes da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa que está na Guatemala para disputar o Campeonato Panamericano, uma das competições mais importantes do continente, que começou na quinta-feira (04).
Com apenas oito anos praticando tênis de mesa, o atleta da categoria sub-13, é uma das grandes revelações da modalidade nos últimos anos. Multi campeão estadual, campeão brasileiro em 2023 e líder atual do ranking nacional, ele ganhou o direito de disputar o torneio após conquistar o título sul-americano, no mês de março, em Cuenca, no Equador.
De acordo com técnico Emerson Jeronimo, o fato de disputar a competição continental já é um feito importante para o tênis local e estadual, já que são apenas três atletas do estado no torneio, mas tudo pode acontecer. “Ele já está fazendo história, mas é um atleta muito novo e tem ainda um longo caminho a percorrer na modalidade, que será determinado pelo seu esforço e dedicação, que são duas de suas qualidades”, avalia o treinador.
Vivendo sua melhor fase, Avelar já compete de igualdade e também tem vencido atletas de categorias acima da sua, o que em tese aumenta suas chances de conquistar um bom resultado na Guatemala. “Ele possui boas chances na competição, mas é importante destacar que para garantir um pódio e quem sabe uma vaga no Mundial, a tarefa é bastante difícil, pois, entre seus adversários estarão canadenses e americanos, que são atletas chineses naturalizados por esses países”, explica o treinador.
Gustavo Avelar faz parte do Projeto de Tênis de Mesa de Toledo, desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Esportes e Lazer e Educação do município. Além da Prefeitura, o projeto também conta com apoio do Yara Country Clube, Orca Contabilidade, Federação de Tênis de Mesa do Paraná e Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.
Fonte: Assessoria