Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mês da Mulher: Conheça o projeto Histórias Femininas, desenvolvido em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Projeto já entrevistou mais de 60 mulheres em Toledo e lança curta metragem documental em 2024 com equipe formada apenas por mulheres

Criado em 2019 pela Mestre em Educação Ana Carolina de Paula, o Histórias Femininas produziu mais de 60 programas gravados em formato de podcast, que foram divulgados e disponibilizados gratuitamente na plataforma online da Kula Webrádio Universitária. Foram registradas histórias e vivências de diversas mulheres, de variadas idades, classes sociais, cores e profissões através de suas próprias narrativas ao longo de 4 anos de trabalho.

Em 2024 o projeto têm um novo desafio, a produção do curta metragem documental “Histórias Femininas: Vivências Maternas” que foi contemplado na etapa municipal da Lei Paulo Gustavo de fomento a cultura. Além de trabalhar o protagonismo feminino nas mais diversas áreas como educação, esporte, ciências, artes e agricultura, a idealizadora Ana Carolina, que também é mãe, destaca que a vivência materna é por si só um tema amplo e que merece ser valorizado: “O projeto Histórias Femininas só existe porque eu me tornei mãe e senti vontade de falar sobre isso, então nada mais conveniente que ter uma etapa dessa caminhada dedicada a maternidade”.

Com uma equipe formada apenas por mulheres, o curta metragem está em fase de pesquisa e roteiro e deve iniciar as filmagens em breve. Ana Barbieri, Mariana Gouveia, Samira Cardoso e Vivian Bolson se dizem orgulhosas de fazer parte de projeto que valoriza as mulheres de diversas formas, inclusive com vagas afirmativas. “O objetivo é registrar as histórias de mães plurais e com vivências distintas, para além das experiências maternas individuais” explica a equipe. A produção busca por meio destes registros uma memória documental, histórica, cultural, afetiva e subjetiva destas mulheres mães, contribuindo na construção de narrativas únicas, porém plurais, além de demonstrar as vivências maternas solidificadas neste território do oeste do Paraná.

Equipe que prepara o curta metragem. Foto: Divulgação

O lançamento de “Histórias Femininas: Vivências Maternas” está previsto para o segundo semestre de 2024 e deve realizar exibição gratuita como contrapartida social em parceria com organizações públicas, privadas e não-governamentais que direcionam suas ações a populações em situação de vulnerabilidade social, nos bairros periféricos e mulheres que tenham interesse nas questões do universo da maternidade.

Histórias Femininas também realiza rodas de conversas, palestras, mediações, participações em  eventos, exposições fotográficas e Talk Shows sobre o tema Mulheres. Em 2021 realizou a versão Vozes da Juventude em parceria com a Secretaria da Juventude nos CJU Europa e Coopagro em Toledo.

Para acompanhar o projeto siga @historiasfemininas nas redes sociais.

Fonte: Mariana Gouveia/Assessora de comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real