Materiais contaminantes (seringas com sangue, agulhas, máscaras, testes de HIV e materiais infectantes) foram encontrados misturados ao lixo reciclável pelos trabalhadores da Associação de Catadores de Recicláveis de Toledo – ACATOL, na tarde de quinta-feira (30). As ocorrências apontam para uma prática irregular e criminosa, que põe em risco a saúde da população e, principalmente, dos catadores. O caso foi encaminhado para Vigilância Sanitária e o trabalho se voltará a descobrir a procedência deste descarte.

O coordenador das Centrais de Valorização de Resíduos e Educação Ambiental, Guilherme Miola de Castro, chama atenção da população para que a separação do lixo seja feita corretamente.

Segundo ele, esta situação não é a primeira que ocorre neste ano. Castro explica que tem sido recorrente encontrar materiais contaminantes neste período de pandemia e, por consequência, coloca em risco os trabalhadores da Acatol. “Como o resíduo de saúde pode transmitir muitas doenças, ele passa por um tratamento rigoroso e específico, não podendo ser misturado ao lixo reciclável. Isso é muito grave”.

Os laboratórios, as farmácias, os hospitais e demais estabelecimentos de saúde possuem um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) que deve ser, rigorosamente, cumprido. Cada gerador é responsável por fazer o tratamento e destinação final, de acordo com legislação vigente. Toda empresa da área de serviços de saúde no momento que busca obter o alvará para funcionamento.

O coordenador das Centrais de Valorização de Resíduos e Educação Ambiental orienta a população que, no caso de encontrar material hospitalar descartado juntamente ao reciclável, entre em contato imediatamente com a Prefeitura no telefone 156 ou no Whatsapp 9153-2516

ORIENTAÇÕES SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS NAS RESIDÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA

– Os resíduos gerados em casa, como máscaras e luvas utilizadas, devem ser separados e colocados em sacos duplos resistentes e descartáveis e colocar no lixo comum;

– Fechar em lacre ou nó quando o saco tiver até 2/3 da sua capacidade;

– Não destinar esses resíduos contaminados na coleta seletiva. Além de estarem contaminados, oferecem risco aos coletores e aos trabalhadores da triagem dos recicláveis.

– Não descartar resíduos perfurocortantes ou infectantes junto ao lixo reciclável

– Para pessoas contaminadas ou com suspeita de Covid-19: Colocar os resíduos gerados pela pessoa infectada dentro de uma sacola e esta vai dentro do saco de lixo da sua casa.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo