Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Médicos fazem teste seletivo para residência médica em saúde da família

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Fabio Ulsenheimer

A Secretaria da Saúde de Toledo (SMS), por meio da Comissão de Residência Médica (Coreme), realizou, na tarde da última sexta-feira (24), o processo seletivo para o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e da Comunidade. O teste, aplicado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), ocorreu na Escola Municipal da Administração Pública (Escola de Governo) e contou com a participação de 18 médicos, que concorreram a duas vagas oferecidas pelo município.

O Programa de Residência em Medicina de Família e da Comunidade é uma pós-graduação lato sensu, com duração de dois anos, aprovada pelo Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM). Durante esse período, os residentes terão a oportunidade de atuar nas mais diversas áreas da saúde nos serviços da SMS. 

Os residentes aprovados iniciarão suas atividades na primeira quinzena de março de 2025, com bolsa de R$ 4.106,09. “A criação do programa responde a uma demanda crescente por profissionais capacitados em medicina de família e comunidade, um componente essencial para a atenção primária à saúde. Essa especialização permite a oferta de cuidados contínuos e abrangentes, com foco na prevenção e no acompanhamento de pacientes, reduzindo custos com atendimentos de urgência e melhorando a qualidade de vida da população”, destaca a coordenadora da Coreme, Mayara Bolson Salamanca. 

A coordenadora observa que, além de complementar a formação dos médicos, o programa contribui para uma rede de saúde mais robusta, capaz de enfrentar os desafios locais e promover práticas de saúde preventiva. “Em termos práticos, a implantação da residência trará benefícios diretos à população, como a melhoria na continuidade e qualidade do atendimento médico, a capacitação de profissionais locais, a retenção de profissionais na região e, a longo prazo, a redução de custos para o sistema de saúde”

A implementação do programa está alinhada à Lei nº 2.849/2024, que regulamenta a residência médica no município e já conta com recursos alocados no orçamento de 2025. A iniciativa tem como objetivo qualificar médicos especializados em atenção primária, visando à melhoria da saúde da população local.  “Em nome da Coreme, expresso meu profundo reconhecimento ao Poder Legislativo Municipal pelo valioso apoio e empenho na aprovação e regulamentação desta iniciativa, que representa um avanço significativo para a saúde pública de Toledo”, agradece.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2810 – 24/02/2026

Cotações em tempo real