Câmpus da PUC de Toledo. Foto: Divulgação/PUCPR

Esse será o segundo curso de Medicina instalado em Toledo

Por Fernando Braga

Notícia boa para Toledo chega de Brasília. Nesta quinta-feira (26), foi publicada no Diário Oficial da União, a portaria que autoriza a criação e abertura do curso de Medicina na PUCPR Campus Toledo.

Desta forma, o município passar a contar com duas graduações de Medicina, a da UFPR (Universidade Feral do Paraná), iniciado em 2016, e a da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica), que deverá realizar seu vestibular em fevereiro de 2025.

As tratativas para a criação do curso na PUC começaram há muitos anos, visto que desde a doação da área onde se encontra o campus Toledo, feita na gestão do então prefeito Derli Donin, já se costurava um acordo entre a prefeitura e a reitoria da Universidade Católica, que se comprometeu em estruturar o campus para a criação do tão almejado curso de Medicina, que já era reivindicado naquele tempo.

De lá pra cá, vários agentes públicos se empenharam para que a criação do curso. Houve esforços do atual prefeito Beto Lunitti e da atual legislatura no Congresso Nacional, que conta com o envolvimento dos deputados federais Dilceu Sperafico e Elton Welter.

Até mesmo o prefeito eleito Mario Costenaro, que só tomará posse em janeiro de 2025, tem participado e acompanhado os trâmites junto à instituição de ensino superior (há cerca de três semanas, ele vem se reunindo a portas fechadas com os dirigentes da universidade para tratar sobre esse tema). Contribuindo com esse processo, o deputado Dilceu Sperafico já está destinando recursos para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus, onde os alunos da PUC irão fazer as residências médicas.

>> Saiba mais em PUCPR abre curso de Medicina no câmpus de Toledo

Veja a seguir a portaria do MEC na íntegra.