Com o intuito de iniciar a preparação dos seus futuros candidatos à Câmara Municipal, no último sábado (02), o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) reuniu seus correligionários que pretendem postular uma vaga na Câmara Municipal em 2024. A ação aconteceu no salão da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Toledo e contou com a participação de cerca de 35 integrantes do partido e membros da executiva municipal, além do prefeito toledano Beto Lunitti e o advogado especialista em legislação eleitoral Alexandre Gregório.
O momento, segundo o presidente do MDB local, Ascânio Butzge, foi a primeira conversa com o intuito de organizar a chapa de candidatos a vereadores para 2024. “O outubro do ano próximo vem rápido, mas antes disso vem as definições, a preparação e o contato que cada um vai fazer com a sua comunidade, sua base. A executiva, prevendo todos esses processos, está se adiantando, se colocando à disposição dos pré-candidatos para ajudá-los nessas definições”, disse.
Veja matéria completa AQUI.
Convenções partidárias
De acordo com a Lei 9504/1997 (Lei das Eleições), as candidatas e os candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias, que são realizadas no período entre 20 de julho e 5 de agosto no ano eleitoral.
Prazo de desincompatibilização
Necessidade de afastamento pelo prazo de 6 (seis) meses antes do pleito servidor público municipal. Para vereador ou prefeito o prazo é de até três meses antes do pleito.
Prováveis servidores efetivos ou comissionados que poderão ser candidatos
Um pouco mais de 10 meses antes das eleições municipais que ocorrerão em 06 de outubro de 2024, já dá para falar, adiantar, alguns prováveis nomes que ocupam cargos comissionados e de carreira que terão que se desincompatibilizar.
Prováveis servidores efetivos ou comissionados que poderão ser candidatos I
Os prováveis candidatos a vereador que ocupam cargos de primeiro escalão: Helena Nickel, diretora de Gabinete, secretária de Educação Marli Gonsalves, Rosselaine Giordani*, Ascanio Butzge e Fabiana Trento.
Nomes dos demais escalões
Rodrigo Souza, diretor da Agência do Trabalhador/SINE, Kathieli Nascimento, diretora da Rede de Atenção Especializada, Ademir Adamczuk, coordenador do Programa “Compra Direta”, Paulão da “Concretex” e Ismael, da AgroDesenvolvimento.
Para os apaixonados por “SHIT”
Aquele energúmeno e mentecapto, chamado “GM SINOP”, que foi preso em 18 de setembro, acusado de crimes de difamação contra diversas pessoas e homofobia contra servidores públicos tem o prazo de sua prisão preventiva previsto para expirar em 18 de dezembro. Claro que ele só poderá ser solto se não houver prorrogação da prisão, o que, a princípio, deve ser pedido pela Polícia Civil, responsável pelo inquérito. Se o pedido da autoridade policial for atendido, o ‘delinquente encrenqueiro’ permanecerá por mais tempo na Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho (antiga PEC), em Cascavel.