Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MCTI participa de sessão no Senado sobre inovação para o tratamento do câncer

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal convidou especialistas de diversas áreas para discutir o tema

Foto: Wesley Sousa (ASCOM/SEAPC/MCTI)

OMCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações participou na terça-feira (26) de sessão da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal, que discutiu inovações tecnológicas para tratamento do câncer. A sessão foi proposta pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB/AL) conduzida pelo senador Styvenson Valentim (Podemos/RN). A reunião contou ainda com a contribuição de vários especialistas convidados.

O diretor do Departamento de Empreendedorismo Inovador, Marcos Cesar de Oliveira Pinto, representou o MCTI e apresentou as principais iniciativas do ministério relacionadas ao assunto. O diretor ressaltou que o Brasil precisa evoluir muito no tratamento do câncer e destacou a importância da inovação para o desenvolvimento da saúde. 

“A saúde ainda precisa em vários aspectos de uma transformação digital”, ressaltou. “O único jeito de fazermos mais com menos, em termos de políticas públicas, é por meio da inovação e da tecnologia”. O diretor afirmou ainda que a inovação é importante para reduzir os custos dos tratamentos que, no caso do câncer, são particularmente altos.

Entre as ações do MCTI citada pelo diretor está a Câmara de Saúde 4.0, em construção com parceria do Ministério da Saúde, abordando questões como telemedicina, acompanhamento remoto, internet das coisas e a inteligência artificial, que possui sua Estratégia Brasileira publicada no âmbito do ministério. Ele também citou dois programas de apoio ao empreendedorismo inovador, o Conecta Startup Brasil, que apoiou mais de 20 startups na área da Saúde e o programa Centelha, com 70 startups apoiadas, sendo quatro que trabalham especificamente com câncer.

Veja o vídeo da sessão na íntegra no link:

https://www.youtube.com/watch?v=_D-nSWHc5Nc Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Veja também

Previsão do Tempo

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Cotação em Tempo Real

Cotações em tempo real