Foto: Divulgação/Secom

A Casa da Cultura de Toledo realizará matrículas para cursos de instrumentos musicais, musicalização, técnica vocal e teatro na próxima segunda-feira (17). As inscrições seguirão um cronograma elaborado pela Secretaria de Cultura com o intuito de não gerar aglomerações. Para este ano, a novidade são as aulas para o  Re-Criare Down e a Associação dos Amigos dos Autistas de Toledo. O atendimento vai acontecer das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. 

De acordo com a coordenadora de cursos da Secretaria de Cultura, Cristiane Candido, serão seguidos os protocolos sanitários necessários à contenção do novo coronavírus (Resolução Sesa nº 632/2020). “Vamos realizar o procedimento no hall de entrada da Casa da Cultura. As matrículas só serão efetivadas mediante o uso de  álcool em gel para higienização das mãos e o uso da máscara”, comenta.

Os interessados devem levar original e cópia de RG e CPF, e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone, por exemplo). “A respeito do curso de técnica vocal, é fundamental que o próprio aluno esteja presente no ato da matrícula para que a professora faça um teste vocal a fim de organizar melhor as turmas”, observa Cristiane.

Ao todo, são onze opções disponíveis nas áreas musical e cênica, além do curso inédito de acordeon. Para esclarecimento de dúvidas e fornecimento de informações, a Secretaria Municipal de Cultura disponibiliza o telefone (45) 3378-4548 e as páginas da pasta no Facebook e Instagram. 

Aulas para o Re-Criare e Associação dos Autistas

Neste ano, a Secretaria da Cultura atenderá uma demanda histórica da Associação dos Amigos dos Autistas de Toledo e do grupo Re-Criare Down com aulas de musicalização, técnica vocal, bateria e violão. Serão disponibilizadas ao todo 27 vagas (distribuídas dentro dos cursos de musicalização, técnica vocal, bateria e violão) para estes dois grupos. 

A ideia, segundo a secretária, é ampliar, dentro das possibilidades da programação dos professores, o acesso aos cursos da Casa da Cultura. “Vamos atender as demandas apresentadas pelas duas entidades. No início do mês de maio a Secretaria da Cultura recebeu a visita de representantes destes dois grupos que, por sua vez, trouxeram uma listagem de interessados nos cursos ofertados pela Casa da Cultura”, explica a secretária. 

Programação das matrículas

17/05 – matrículas para violão e guitarra (a partir dos 10 anos);

18/05 – matrículas para teclado (a partir de 09 anos);

19/05 – matrículas para saxofone, flauta transversal (ambos a partir dos 14 anos) e teoria musical (a partir dos 13 anos);

20/05 – matrículas para musicalização (apenas para crianças de 06 a 08 anos);

21/05 – matrículas para técnica vocal (a partir dos 09 anos);

24/05 – matrículas para teatro (a partir dos 13 anos);

25/05 – matrículas para violino (a partir dos 09 anos) e violoncelo (a partir dos 11 anos);

26/05 – matrículas para acordeon (a partir dos 13 anos).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação