Invenção foi útil para produtor que enfrentava dificuldades devido à posição de trabalho

Restos de madeira, ferro velho, latas vazias de café solúvel. Este é o material de base para a construção de uma semeadeira de hortaliças. O investimento total foi de R$120. Os resultados são positivos, tanto para agilidade no processo de plantio, quanto para contornar problemas físicos de quem trabalha no setor.

A máquina foi desenvolvida pelo engenheiro agrônomo Edvan Nilson de Almeida da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore). Depois de pronta, a semeadeira foi doada ao produtor Paulinho Gurgel, de São Pedro do Iguaçu.

Edvan Almeida explica que, canos de fogão foram utilizados na estrutura para abri a verga. As sementes são colocadas dentro de latinhas de café. Uma corrente cobre o que foi semeado. Tudo isso sem o produtor precisar se curvar, o que pode acarretar dores nas costas e problemas futuros decorrentes da posição adotada para executar o trabalho.

Podem ser semeadas sementes miúdas, caso de cenoura, rúcula e algumas variedades de rabanete. A máquina proporciona uma semeadura uniforme, controle de profundidade e agilidade. O raleio das plantas torna-se, quase desnecessário, em algumas situações, segundo Edvan Nilson de Almeida.

Conforme o engenheiro agrônomo, os materiais utilizados são recicláveis, caso da madeira, e ferro. Somente foram adquiridos os parafusos e os eixos, segundo Edvan de Almeida.

Outra máquina deve ser construída nos próximos dias, segundo Edvan de Almeida, que se diz satisfeito com os resultados.

Fonte: Comunicação Biolabore