Foto: Unioeste

O projeto de extensão “Projeto Praticar” da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Marechal Cândido Rondon, tem como objetivo principal promover práticas corporais com o intuito de prevenir e combater o sobrepeso/obesidade e sedentarismo em crianças e adolescentes do município. A iniciativa extensionista foi implantada no ano de 2017 e ao longo dos anos já foram atendidos mais de 300 crianças e adolescentes.

Os participantes do projeto são estimulados para o desempenho da atividade física regular por meio de jogos, brincadeiras e práticas esportivas. O coordenador do projeto, Prof. Arestides Pereira da Silva Júnior, salienta que, para além das atividades práticas realizadas, são oportunizados momentos de cunho educativo, com orientações gerais que favoreçam a adesão de hábitos saudáveis. “Cuidados com a higiene, a importância da hidratação, cuidado com o corpo, a alimentação saudável, a importância do sono, as regras e limites do uso de telas (TV, computador, celulares, etc)”, cita o professor.

Para o docente, o projeto de extensão é uma importante oportunidade para que os acadêmicos possam pôr em prática os conhecimentos vivenciados nas aulas da graduação. “Fortalece a preparação profissional e contribui para a curricularização da extensão do curso de Educação Física. Também se destaca que alguns acadêmicos são contemplados com bolsas que auxiliam na permanência e conclusão do curso”, enfatiza.

O projeto é gratuito e aberto a comunidade em geral, funcionando nas segundas e quartas-feiras, das 15h30 às 17h, no Complexo Poliesportivo da Unioeste, campus Marechal Cândido Rondon, podendo participar crianças e adolescentes entre 08 e 14 anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Unioeste