A rivalidade entre as seleções ganhou um significado ainda maior após a Guerra das Malvinas, em 1982. Quatro anos depois, a Copa do Mundo foi palco de um dos confrontos mais inesquecíveis da história, marcado por Diego Maradona e seus dois gols históricos. Nesta quarta-feira, 15, mais um capítulo acontecerá.
O confronto
O bicho vai pegar e os termômetros do futebol mundial prometem explodir na tarde de hoje. Na tarde desta quarta-feira, dia 15 de julho de 2026, quem acompanha os bastidores do esporte pelos sites de notícias on-line já está sentindo o clima tenso para a segunda semifinal da Copa do Mundo.
Às 16 horas, a partida vai mexer com o público no confronto mais inflamado do planeta entre Argentina e Inglaterra, onde o orgulho nacional e as dores de uma guerra do passado entram em campo junto com a bola.
CONHECIMENTO: A briga pelas ilhas e o histórico do conflito
A briga pelo arquipélago — chamado de Ilhas Malvinas pelos argentinos e de Ilhas Falkland pelos ingleses — fica localizado bem na costa da Argentina, no Atlântico Sul, e foi disputado em uma guerra declarada pelos dois países em abril de 1982. O conflito armado durou 74 dias e custou a vida de 649 soldados argentinos e 255 militares ingleses, terminando com a rendição da Argentina e a vitória da Grã-Bretanha.
O arquipélago tem uma área total de cerca de 12.173 quilômetros quadrados e é formado por 776 ilhas no total, sendo dividido em duas grandes ilhas principais: a Malvina Ocidental e a Malvina Oriental. Atualmente, o local conta com cerca de 3.600 habitantes e a esmagadora maioria da população é de origem britânica. Os moradores falam a língua inglesa, usam o dinheiro da Inglaterra e preferem continuar pertencendo ao Reino Unido.
A disputa em campos de futebol
Desde então, as partidas de futebol entre essas duas nações deixaram de ser um esporte comum e viraram um acerto de contas histórico, onde o orgulho pátrio transforma cada duelo em jogo muito acirrado, como mostram os resultados oficiais a seguir:
Histórico de jogos entre Argentina e Inglaterra após a Guerra de 1982:
| Data do Jogo | Campeonato / Torneio | Placar Final | Quem se deu bem? |
|---|---|---|---|
| 22/06/1986 | Copa do Mundo (Quartas de Final) | Argentina 2 x 1 Inglaterra | Argentina (Dois gols do Maradona) |
| 25/05/1991 | Amistoso Internacional | Inglaterra 2 x 2 Argentina | Empate |
| 30/06/1998 | Copa do Mundo (Oitavas de Final) | Argentina 2 x 2 Inglaterra | Argentina (Ganhou nos pênaltis) |
| 23/02/2000 | Amistoso Internacional | Inglaterra 0 x 0 Argentina | Empate sem gols |
| 07/06/2002 | Copa do Mundo (Fase de Grupos) | Inglaterra 1 x 0 Argentina | Inglaterra (Gol de pênalti do Beckham) |
| 12/11/2005 | Amistoso Internacional | Inglaterra 3 x 2 Argentina | Inglaterra (Último jogo antes de hoje) |
Fonte: assessoria





