Os imigrantes tentam obter ilegalmente RG e passaporte do Brasil. Foto: Reprodução/Internet

Já são nove os estrangeiros flagrados recentemente em Toledo e Foz do Iguaçu com falsificações na tentativa de obterem documentos brasileiros

Por Fernando Braga

Na segunda-feira (11), divulgamos que sete senegaleses foram surpreendidos pela Polícia Civil de Toledo, que em atuação conjunta com o Instituto de Identificação do Paraná, descobriu um golpe que os imigrantes tentavam aplicar para obter o RG paranaense. Com cópias de uma portaria adulterada, que supostamente havia sido publicada no Diário Oficial da União, reconhecendo a naturalização brasileira deles, tentaram requerer o documento de Registro Geral e foram desmascarados.

A mesma artimanha foi utilizada em Foz do Iguaçu por outro imigrante do Senegal, que também utilizou uma cópia de uma falsa portaria publicada no DOU para tentar adquirir o passaporte brasileiro, sendo que este foi preso pela Polícia Federal ao ser descoberto.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

>> Leia mais em: Senegaleses são surpreendidos pela polícia em Toledo e Foz do Iguaçu usando documentos falsos para obterem RG e passaporte do Brasil

Essa prática tem sido muito utilizada por estrangeiros, sobretudo os originários do Senegal, e outro caso foi registrado nesta terça-feira (12), novamente em Foz do Iguaçu.

De acordo com a Delegacia de Polícia Federal, o indivíduo foi preso ontem quando retornou para buscar seu “novo” passaporte.

No dia 29 de março, ele compareceu no posto da PF, de posse de seus documentos pessoais, para dar entrada no pedido do passaporte brasileiro. Após análise do processo de requisição do documento de viagem, os policiais conseguiram identificar a falsificação da Portaria de Naturalização, constatando que o requerente não possuía a condição de brasileiro naturalizado e, portanto, não teria direito ao passaporte nacional.

Além da falsificação, os policiais constataram que os demais documentos apresentados também não teriam validade, uma vez que foram obtidos a partir da portaria adulterada.

Assim, os policiais federais aguardaram a data marcada para a retirada do passaporte e, na tarde de ontem, segunda-feira, ao chegar no posto para retirar seu passaporte brasileiro, o senegalês recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu para a lavratura de flagrante.

As investigações já estão em andamento para identificar todos os envolvidos neste esquema de obtenção irregular de passaporte brasileiro e dos documentos de RG. No caso de Toledo, sabe-se que há outros envolvidos, pois os estrangeiros desmascarados apontaram “agentes” que lhes providenciariam as falsas portarias.

Conheça os detalhes dos flagrantes realizados pela Polícia Civil de Toledo e pela Polícia Federal de Foz do Iguaçu clicando aqui.