Foto: Divulgação

O Teatro Municipal Deputado Federal Moacir Micheletto ficou totalmente tomado por alunos, pais, professores e autoridades, para a solenidade da formatura da 24ª turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência- Proerd, onde 405 alunos dos 5º anos das escolas municipais receberam os certificados de conclusão do programa. Com isso, totalizam 8.799 Proerdianos formados nos 19 anos de ação no município chateaubriandense. No Paraná, desde o ano 2.000, já foram formados mais de um milhão e setecentos mil Proerdianos.

O Proerd é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal ensinar as crianças a dizerem não às drogas e à violência. Os instrutores Proerd são policiais militares capacitados que contam com a participação dos professores e da família.

O Proerd ensina a criança a controlar seus impulsos e a pensar nos riscos e nas consequências, elevando a sua autoestima, solidificando noções de cidadania e de convivência harmoniosa, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos colegas. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento: família, escola e Polícia Militar.

O prefeito municipal Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, falou da importância de programas que afastem as crianças das drogas e da violência. “É um evento muito especial onde é trabalhada em sala com alunos a temática sobre drogas e violência, e fico feliz pelos 19 anos do programa em Assis Chateaubriand, tendo certeza de que essa união envolvendo Polícia Militar, a família e a escola trazem resultados surpreendentes. E vamos continuar com essa parceria”, afirmou

Para a secretária Municipal de Educação e Cultura Fátima Aparecida Sobral, o projeto é maravilhoso. “O Proerd faz toda a diferença na vida das crianças que estão aprendendo a dizer não às drogas e à violência, e por isso [quero] parabenizar e agradecer a Polícia Militar, em especial, ao Ednaldo e a Layane que realizaram um trabalho gratificante nas escolas. É perceptível a melhora dos alunos durante as aulas”, garantiu Fátima.

A aluna Ana Clara Braga de Paula, da Escola José Paschoal de Paula, diz ter sido uma experiência muito legal. “Aprendi que devemos ficar longe das drogas e da violência, amei as aulas do Proerd e vou levar isso para toda minha vida”, disse.

Um dos policiais instrutores do Proerd que desenvolveram o programa no município, Sargento Ednaldo Cometa Nunes, disse: “Infelizmente ficamos dois anos sem ter aulas do Proerd, mas agora voltamos com força total, realizando as aulas em Assis Chateaubriand, e nesta oportunidade os alunos receberam seus certificados e fizeram o compromisso. [Isso] Sempre é motivo de alegria e orgulho, e gostaria de parabenizar a todos os formandos. Com certeza a solenidade ficará marcada para sempre”.

“Agradeço a todos que contribuem para que possamos levar as aulas Proerd na esperança de que as crianças possam ser pessoas cada vez melhor”, pontuou

Layane Tassyele De Barros Silva, que recebeu as instruções do Proerd em 2002 com o Sargento Ednaldo, e hoje Policial Militar e atualmente instrutora do Proerd, diz amar o programa. “Sou suspeita em falar, pois sou apaixonada pelo programa, mas vejo que as crianças amam o Proerd, e podemos perceber a mudança que ocorre com as aulas do Proerd durante o ano, e isso é maravilhoso, observar e acompanhar os resultados”, comentou.

“Estamos concluindo mais uma vez com muito sucesso e temos que agradecer a colaboração e o empenho de todos. Uma das ferramentas da segurança pública é a prevenção e é um dos mecanismos é a orientação, que visa levar informação do que é correto e evitar as mazelas do mundo, principalmente drogas, violência, bullying, preconceito e outros, e tirar tudo isso que é ruim e afeta a comunidade, para um futuro melhor”, mencionou o comandante do 31º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Assis Chateaubriand, Major Cláudio Ricardo dos Santos Oliveira Pinto.

Participaram o presidente da Câmara Municipal Matheus Henrique Ribeiro Marques, o 2º Sargento Reginaldo Canteli, representando o comando do BPEC, Marivalda Borges da Silva, representando o Núcleo Regional de Educação, a presidente do Conselho Municipal de Educação de Assis Chateaubriand Sandra Mara Ricci Pocai e o Subtenente Jarbas, comandante do TG-05-015 de Assis Chateaubriand. O evento ainda teve a presença dos instrutores Proerd da região Oeste.

Esteve também presente na formatura o símbolo do Proerd, o leão que simboliza a força, a garra e a resistência que as crianças devem ter todos os dias.

Fonte: Ascom/Pref. de Assis Chateaubriand