Por Marcos Antonio Santos
Nas escolas municipais e Cmeis são mais de 13 mil crianças matriculadas
As aulas da rede estadual de ensino no ano letivo de 2024 vão começar nesta segunda-feira, 5 de fevereiro. O recesso escolar será entre 5 e 24 de julho, e o encerramento do ano letivo ocorre em 13 de dezembro.
De acordo com o Núcleo Regional de Educação (NRE) do Município de Toledo, o número de alunos da rede estadual de ensino (6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª/4ª séria do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos-EJA) nos 16 municípios de abrangência são de 30 mil, e somente em Toledo são de aproximadamente 12 mil estudantes.
O NRE tem um total de cerca de 2.300 professores e 3.300 servidores (professores, agentes educacionais, terceirizados).
“Todas as nossas escolas e colégios já estão preparados para receberem os alunos, alunas. Os diretores (as) estão finalizando limpeza, reparos para iniciarmos o ano com tudo organizado. E que os professores e estudantes sejam recebidos da melhor forma possível”, diz o chefe do NRE, professor José Carlos Guimarães.
CÍVICO-MILITAR – Para Guimarães, o NRE faz uma avaliação positiva dos Colégios Cívico-Militares. “Primeiro que a comunidade escolar, a grande maioria, deseja que seus filhos estudem nesta modalidade, basta ver que todos os nossos colégios estão com as vagas completas. Quanto a frequência, percebemos que os alunos têm menos faltas em relação aos colégios tradicionais. Pelas avaliações externas percebemos que os alunos tiveram avanço na aprendizagem. Por isso é uma modalidade de colégio que o Estado apoia e a medida do possível incentiva a ampliação. Os resultados na aprendizagem dos alunos são de forma visível muito positiva”, avalia.
Guimarães enaltece ainda que o Núcleo de Toledo teve um avanço de três colégios CCM para este ano de 2024. São dois no município de Toledo: CE C- Luiz Augusto Morais Rego e CE C-M João Arnaldo Ritt do Distrito de Vila Nova; e um no município de Santa Helena: EE C-M Graciliano Ramos.
“A principal mudança com a implantação do modelo Cívico-Militar no Colégio João Ritt é a maior carga horária para o ensino fundamental e a inserção do componente curricular Cidadania e Civismo em todas as turmas. E a gestão militar que vem auxiliar o diretor pedagógico nas demandas da comunidade escolar”, menciona o diretor do colégio, Jairo Luiz Hoffmann.

● COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES
Toledo
CE C-M Antonio José Reis
CE C-M Jardim Maracanã
CE C-M Novo Horizonte
CE C-M Luiz Augusto Morais Rego
CE C-M João Arnaldo Ritt
Marechal Cândido Rondon
CE C-M Frentino Sackser
CE C-M Marechal Rondon
Guaíra
CE C-M Jardim Zeballos
CE C-M Prof. Jaime Rodrigues
Palotina
CE C-M Barão do Rio Branco
Santa Helena
EE C-M Graciliano Ramos (NOVO)
NOVIDADES – Para este ano uma das novidades no NRE serão mais dois colégios em tempo Integral, passando para 17 escolas. Uma das Instituições de Ensino será o colégio Senador Attílio Fontana (Grande Pioneiro), em Toledo.
● COLÉGIOS EM TEMPO INTEGRAL
● Diamante D’Oeste
CE Diamante D’Oeste (NOVO)
● Entre Rios do Oeste
CE Prof Ildo José Fritzen
● Guaíra
CE Mendes Gonçalves
EEC Maria Bolwerck
● Marechal Cândido Rondon
CE Monteiro Lobato
CE Antonio M Ceretta
CE Paulo Freire
● Mercedes
EEC Eronildes Francener
● Palotina
CE Santo Agostinho
CE Prof. Eugênio Garmatz
● Pato Bragado
CE Pato Bragado
● São José das Palmeiras
CE São José
● São Pedro do Iguaçu
CE São Pedro
● Terra Roxa
CE Antonio Carlos Gomes
CEC Santa Rita D’Oeste
● Toledo
CE Jardim Porto Alegre
CE Sen. Attílio Fontana (NOVO)
Nas escolas e Cmeis de Toledo são mais de 13 mil crianças matriculadas

Até o último dia de janeiro, as 36 escolas e 30 centros municipais de educação infantil (Cmeis) tinham 13.313 crianças matriculadas para este ano letivo, das quais 5.527 estão na Educação Infantil e 7.786 no Ensino Fundamental/Séries Iniciais. Deste total, 2.200 alunos utilizarão, desde o primeiro dia de aula, os serviços do transporte escolar, que serão executados por meio de 80 rotas nas quais 9.400 quilômetros por dia serão percorridos.
As escolas e Cmeis farão nos primeiros dias de aula a distribuição de kits para todos os seus alunos. Da mesma forma, as instituições entregarão tablets do programa Aluno Conectado a estudantes que não estavam matriculados na rede municipal de ensino de Toledo no ano passado.
REFERENCIAL CURRICULAR PRÓPRIO – O ano letivo de 2024 será o primeiro a seguir os parâmetros estabelecidos pelo Referencial Curricular Próprio do Sistema Municipal de Ensino de Toledo. Lançado no fim de 2023, o documento está dividido em dois volumes [um voltado para a Educação Infantil e outro para o Ensino Fundamental/Anos Iniciais (1º ao 5º ano)] e contém diretrizes gerais e componentes curriculares de 12 segmentos: Arte, Ciências, Computação, Educação Especial, Educação Física, Educação Infantil, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Robótica Educacional.
INTEGRALIZAR – Outra novidade da educação toledana para 2024 é o programa Integralizar, que atenderá alunos de terceiro, quarto e quinto anos de cinco escolas, oferecendo-lhes, em instituições localizadas no interior do município, ensino em tempo integral ampliando em mais de 100% o número de matrículas nesta modalidade. Com a concordância dos pais, grande parte dos alunos que estavam matriculados no ano passado na Anita Garibaldi, na André Zenere, na Antônio Scain, na Olivo Beal e na Waldyr Becker serão levadas e trazidas de volta para as escolas de origem por meio de transporte que será oferecida de forma gratuita.