Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Luta contra o feminicídio é destacada na abertura de Seminário

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) realiza a partir desta quinta-feira (22) o 1º Seminário Mulheres em Foco como ação alusiva ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Durante a abertura do evento, no Teatro Municipal de Toledo, diversas autoridades reforçaram a importância da conscientização e da denúncia de situações envolvendo maus tratos e violência da contra as mulheres. O Seminário reuniu aproximadamente 100 pessoas, na maioria, servidoras e servidores municipais.

O encontro contou com a participação da equipe técnica da SMP, do Núcleo Maria da Penha (NUMAPE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Patrulha Maria da Penha (PMP).

O presidente da Câmara de Vereadores, Leoclides Bisognin, apesar da importância do evento, disse que o seminário deveria exaltar as mulheres e não discutir a violências sofridas todos os dias. “Um lar sem uma mulher perde seu brilho, sua vida. Não podemos mais assistir calados as violências. Uma das ações que mais tenho orgulho é ter, durante minha passagem pela Secretaria de Segurança e Trânsito, em 2016, contribuído para a implantação da Patrulha Maria da Penha”, salienta.

A possibilidade de uma vida digna, sem violência, é o principal para que haja o mínimo de igualdade. Poder oferecer esse ambiente seguro é uma das maiores preocupações da secretária da SPM, Jennifer Teixeira. Promover o evento, segundo Jennifer, é uma forma de celebrar a vida das mulheres e refletir sobre a sociedade que mata mulheres todos os dias. “Queremos viver, queremos nossos direitos, queremos poder andar livremente sem medo de sofrer violências, queremos estar vivas”, frisa.

Esse cuidado da SPM e das servidoras municipais que atuam na pasta foi reforçado pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. “Convivo diariamente com uma mulher que trabalha na Secretaria [de Políticas para as Mulheres] e em nossas conversas, por muitas vezes, surgem as demandas daquele local. Por isso temos o carinho para tratar destes assuntos”, disse Ademar que é casado com a servidora municipal e assistente social Suzamar Dorfschmidt. 

O mesmo pensamento foi externado pelo prefeito Beto Lunitti. “São valorosos os esforços de todas as mulheres. Nós, enquanto representantes públicos, trabalhamos para que todos tenham o máximo de conforto e tranquilidade para cuidar de suas vidas”, concluiu. Do evento ainda participaram a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Solange Pierina Dalla Rosa, os representantes da Patrulha Maria da Penha GM Alessandro Jardel de Paula e da PM Major Valmir Souza e a representante do Escritório Regional da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Vanessa Sanches. 

Após o ato de abertura, aconteceu o primeiro encontro do Seminário, com o tema ‘Rede de Atendimento em Toledo’. Além deste assunto, ainda serão trabalhados os assuntos: Direitos (06/08), Interseccionalidade e Desigualdade – Ciclos da Violência (27/08), Atendimento à Mulher Imigrante (15/09) e Abordagem e Metodologias para Atendimento de Mulheres em Situação de Violência (27/09). Os encontros acontecem sempre no Teatro Municipal, das 13h30 às 17h30.

Avaliação

A secretária da SPM, Jennifer Teixeira, agradeceu a todas as equipes envolvidas nas atividades, Comunicação e Segurança e Trânsito. As pastas estiveram diretamente envolvidas na organização dos eventos. “Da mesma forma, estendo o agradecimento a todas as equipes que têm feito grandes esforços para garantir o atendimento às mulheres em conjunto com a SPM, como a Assistência Social, a FUNTEC, a Saúde e o Desenvolvimento Econômico, entre tantas outras. Em nome da SPM, nosso muito obrigada”. Sobre o Quero Viver, Jennifer disse ser um momento de “muitas emoções, dia de luta, de celebração, de trazer à tona um tema latente nos dias atuais em nossa cidade. Gratidão a todos que acompanharam”, concluiu.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real