Julia e Lukas Bergmann após a final da Superliga Masculina 2023/24 — Foto: Reprodução/Instagram

Da Redação

Sem Bruninho, que se recupera de um estiramento na panturrilha esquerda, o Brasil passou pela Alemanha com facilidade, nessa terça-feira, 4, na estreia da segunda etapa da Liga das Nações Masculina de Vôlei, em Fukuoka (Japão).

Os comandados de Bernardinho venceram por 3 sets a 0, com parciais de 25/15, 25/16 e 25/15. Destaque para a excelente atuação do toledano Lukas Bergmann. O ponteiro do Sesi Bauru atuou em grande nível em sua estreia e anotou 11 pontos no jogo. Brasil já está classificado para as Olimpíadas de Paris – 2024 (26 de julho a 11 de agosto).

Com mais de 2 metros de altura, Lukas, 20 anos de idade, defende as cores do Sesi, um dos representantes paulistas na Superliga Masculina de Vôlei. Ele já jogou pela seleção brasileira em setembro, de 2021, no Irã, durante o Mundial Sub-19. Lukas fez toda a sua formação em Toledo, teve diversos convites para ir jogar fora, mas acreditou no projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) e a Associação do Voleibol de Toledo (Avotol).

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]
Lukas, Julia e os pais deles no ginásio Geraldão, no Recife — Foto: Arcílio Neto

O técnico de vôlei, formador do atleta, André Van de Sand, da SMEL, recorda que o Lukas iniciou os treinamentos no projeto da Avotol aos 11 anos de idade. “Sua irmã já fazia parte da equipe de rendimento, e isso, além do incentivo dos pais, fez com que ele seguisse querendo aprender voleibol. Desde 2022, ele defende a equipe do SESI de São Paulo, equipe que participa da Superliga de Voleibol”, menciona.

Lukas é irmão de Julia Bergmann. Aos 23 anos, e com 1,91 metro de altura, ela tem mais chances de aparecer na lista final para as olimpíadas. O irmão corre por fora, mas ganhou muita dimensão após a conquista da Superliga Masculina no último mês de maio. Lukas e Julia sonham ser o primeiro casal de irmãos medalhistas olímpicos pelo Brasil.

BASE – Segundo o professor, os projetos de base são de fundamental importância para revelação de talentos. “É por meio desses projetos que conseguimos fazer com que crianças e adolescentes se tornem bons cidadãos e se interessem por modalidades esportivas e a partir daí pensamos no surgimento de novos talentos para o esporte brasileiro”.

OLIMPÍADAS – “Com certeza com essas atuações credenciam o Lukas a umas das vagas de ponteiro da seleção em Paris. O técnico Bernardinho deve levar quatro ponteiros para os jogos olímpicos e o Lukas briga muito forte para estar entre eles. A Julia, estará no grupo feminino. Orgulho imenso para todos nós da modalidade de voleibol do município de Toledo e do estado. O Lukas fez toda sua formação de atleta conosco até os 17 anos. E agora vendo ele brilhar contra os melhores do mundo é um orgulho muito grande. Dois irmãos ganhando medalhas em olimpíadas, no voleibol, seria uma bela história. Vamos estar torcendo para que isso aconteça”, enfatiza André Van de Sand.

Brasil vence a Alemanhã na Liga das Nações — Foto: Reprodução