Foto: Assessoria

“A renovação, com a maior inserção de mulheres, jovens e pessoas de todas as etnias na vida pública, é fundamental para a representatividade da classe política e o debate de todos os temas do interesse da sociedade, mas o conhecimento, a experiência e o comprometimento de governantes e legisladores, também são fundamentais para o atendimento dos legítimos anseios e verdadeiras necessidades da maioria da população. Especialmente em momentos de dificuldades, como da crise hídrica e pandemia de Convid-19”, ressalta do ex-prefeito Lucio de Marchi.

Segundo ele, em tempos difíceis, como da atual e grave estiagem, com perdas bilionárias para o agronegócio, que é base da economia do município e região, essa representatividade é ainda mais importante. Isso porque a seca compromete a produção de grãos, variando de acordo com a topografia e qualidade do solo, cultura e época de plantio, o que se reflete na oferta de componentes de rações para suínos, frangos, peixes e vacas leiteiras, que complementam a geração de empregos, renda, riquezas, tributos, bem-estar social e novas oportunidades de negócios, no campo e na cidade, atingindo toda a população.

RETRATAÇÃO DA CRISE – “Nesses momentos de extremas dificuldades, se destaca ainda mais a importância do conhecimento, da experiência e do comprometimento de gestores públicos e representantes políticos no dimensionamento da crise local, encaminhamento de reivindicações e aspirações de agricultores e trabalhadores e busca de apoio de Governos Federal e Estadual. É preciso lutar em defesa do agronegócio, pois os efeitos negativos da crise hídrica se refletem no comércio, indústria e setor de prestação de serviços, que no seu conjunto compõem a economia e o desenvolvimento de Toledo e região”, acrescenta Lucio.

Conforme o ex-prefeito, o conhecimento da legislação e do funcionamento da máquina pública, a experiência no exercício de funções no Legislativo e no Executivo e o comprometimento com os anseios da população, são essenciais para a elaboração de projetos realmente viáveis, a adoção de medidas que beneficiem a comunidade mais humilde e que nem sempre tem acesso aos agentes públicos e o encaminhamento de reivindicações que possam ser atendidas pelas diferentes instâncias de governo, como já demonstraram os ex-deputados federais e estaduais Dilceu Sperafico, José Carlos Schiavinato e Duílio Genari.

REPRESENTAÇÃO POLÍTICA – Segundo ele, o volume de recursos federais e estaduais, obtidos pelos então parlamentares de Toledo, sempre a fundo perdido, para a execução de obras e prestação de serviços à população, da cidade e interior, são a maior prova do fundamento de seus argumentos sobre o conhecimento, experiência e comprometimento com a sociedade para bem representar os anseios e prioridades dos cidadãos, no encaminhamento de reivindicações e projetos e debates no plenário e comissões da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.

“Como exemplo disso, indagamos aos toledanos o que seria de Toledo sem as grandes obras obtidas pelo ex-deputado Sperafico junto ao Governo Federal, como o Teatro Municipal, Centro de Eventos Ismael Sperafico, campus da Universidade Tecnológica Federal do paraná (UTFPR), pavimentação de estradas rurais e tantos outros grandes empreendimentos, nas áreas da educação, saúde, cultura, esporte e mobilidade urbana? O mesmo vale para o trabalho do ex-deputado Duílio e do saudoso ex-prefeito e ex-deputado Schiavinato”, questiona Lucio.

CONHECIMENTO DA REALIDADE – Na opinião do ex-prefeito, quem  não percorre bairros das cidades e comunidades do interior, conversando com os moradores sobre suas aspirações e necessidades, não sabe que obras são prioritárias para a mobilidade e segurança dos usuários das vias públicas, o mesmo ocorrendo com a educação, a saúde pública, o transporte coletivo, a geração de emprego, a construção de moradias populares e a implantação de programas esportivos, culturais e de lazer, indispensáveis ao bem-estar da população.

“No caso do parlamentar, seja ele municipal, estadual ou federal, essa dependência do conhecimento, experiência da vida pública e comprometimento com os anseios da população são igualmente decisivos. Como vereador, precisamos conhecer muito bem os bairros da cidade e comunidades do interior, para saber o que a população necessita com mais urgência. Como deputado estadual ou deputado federal precisamos ter a mesma conexão com a cidade e a região que representamos, para encaminhar reivindicações e apresentar projetos que resultem em benefícios concretos para a sociedade”, acrescenta Lucio.

Segundo ele, o mesmo ocorre com o conhecimento e experiência na função política, pois é preciso saber como funciona a máquina governamental, em quais setores do governo há recursos disponíveis e quais são as prioridades dos governantes, para que se elabore bons projetos e se encaminhe solicitações bem fundamentadas, para que realmente sejam atendidas, trazendo os benefícios prometidos pelos agentes públicos e aguardados pela população, que muitas vezes espera há décadas por determinados serviços ou obras públicas.