Foto: assessoria

Em muitas famílias, o legado é deixado por meio de valores, conhecimentos, tradições ou realizações que são transmitidos de uma geração para outra. Na família Hendges, não seria diferente. Dona Beatriz, aos 64 anos, mãe e avó, demonstra que o esporte ainda está presente em todas as fases de sua jornada.

“Sempre fui muito ativa no esporte. Joguei handebol na seleção de Toledo até os meus 18 anos”, relata Beatriz. Apesar dos anos que se passaram, sua paixão por estar envolvida na prática esportiva permaneceu inabalável, isso é demonstrado com a sua participação no Centro de Treinamento de Idosos de Toledo (CTI).

“Há três anos eu treino handebol, basquete e vôlei gigante no CTI, um lugar onde construí novas amizades e conheci atletas de outras cidades. Além disso, o esporte trouxe inúmeros benefícios para minha saúde como resistência, fortalecimento muscular e mobilidade”, complementa.

Laura Pappen, acompanhou de perto o amor da avó pelo esporte desde cedo. “Minha avó sempre compartilhou suas experiências nos treinos e campeonatos que participava. Isso me motivou ainda mais a treinar alguma modalidade. Em 2021, comecei a jogar vôlei pelo projeto Avotol, apoiado pela Prati-Donaduzzi, e hoje faço parte da equipe Sub-13 de Toledo”, destaca Laura, de 11 anos.

Para Solange Aparecida Cavalli, o interesse pelo esporte surgiu apenas na terceira idade. “Não tinha o hábito de praticar nenhuma atividade física, mas ao me aposentar aos 60 anos, fui convidada para treinar vôlei, basquete, handebol e peteca no CTI”, conta Solange. “Minha filha foi minha maior incentivadora para começar a treinar. Quando eu não tenho treino, aproveito para ir à academia”, revela.

Uma vida mais ativa e saudável

Atualmente, mais de 120 atletas participam das atividades do Centro de Treinamento de Toledo. O projeto tem a finalidade de garantir o acesso ao esporte e ao lazer, bem como promover atividades voltadas para a promoção da saúde e a integração social da pessoa idosa. Neste ano, a Prati-Donaduzzi apoiou através da Lei de Incentivo ao Esporte os Jogos dos Idosos de Toledo (JITO). Além disso, a farmacêutica oferece o programa Melhor Idade, no qual grupos de idosos participam de palestras sobre o uso correto de medicamentos e têm a oportunidade de conhecer o processo de produção.

“Temos o compromisso de promover saúde e bem-estar em todas as fases da vida. Acreditamos que o esporte não tem idade e é fundamental para manter uma vida ativa e saudável. Ao praticarem atividades físicas regulares, eles estimulam autonomia e a autoestima, contribuindo para uma melhor qualidade de vida”, destaca Edilson Bianqui, Diretor de Marketing e Prescrição Médica da Prati-Donaduzzi.

Márcia Franciele Spies, diretora do Departamento do Idoso da Secretaria de Esportes e Lazer, explica que antigamente havia a ideia de que os idosos se limitavam a atividades de baixo impacto como hidroginástica, caminhada e pilates. Hoje, porém, há um novo conceito de envelhecimento, com os idosos mais ativos e participativos. “A prática esportiva melhora mobilidade, flexibilidade e facilita as atividades diárias. Também fortalece os músculos, melhora a saúde do coração, reduz a ansiedade, promove autoestima e confiança. O apoio da família é fundamental para que o idoso pratique atividades físicas, contribuindo assim para saúde física e emocional”, conclui.

Fonte: assessoria Prati-Donaduzzi