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Empresas âncoras apresentaram suas demandas e mais de 300 solucionadores habilitaram propostas que serão analisadas a curto prazo

Na última quarta-feira (10), o Link Iguassu Valley reuniu mais de 400 empreendedores no Centro de Eventos da Lar, em Medianeira. O evento foi baseado na temática matchmaking que, na prática, visa promover encontros de negócios entre grandes empresas âncoras, que têm espaço para apresentar demandas, e os pequenos negócios, que podem oferecer soluções.

Depois de 111 pitches (formatos de apresentações rápidas voltadas a negócios) conduzidos por startups, empresas consolidadas, empresários autônomos, empresas júnior e instituições de ensino e apoio, em pouco mais de oito horas, foram habilitadas 292 propostas para as empresas âncoras participantes, sendo elas: Lar (74 propostas), Frimesa (83 propostas), Coopavel (7 propostas), Copagril, (46 propostas), Via Lácteos (45 propostas) e Tecnomyl (37 propostas).

“Essa é a prova de que a região tem voltado os olhares para a inovação e compreendido mais sobre a importância da inovação aberta. É um passo que consolida os resultados e nos motiva a continuar promovendo oportunidades que aproximem as empresas tradicionais de novos modelos de negócios”, indica o coordenador do SRI Iguassu Valley, Jadson Siqueira. 

A programação iniciou pela manhã, com uma palestra sobre “o lado humano da inovação”, com Jayme Lima, diretor de estratégia e inovação da MSD Saúde Animal. Na sequência, divididos em sete minipalcos, ocorreram pitches e conexões.

Para os desafios, as empresas âncoras selecionaram problemas existentes nos negócios e apresentaram de forma prévia para os inscritos. Durante o Link, os representantes tiveram um tempo para detalhar as demandas e, depois, houve a abertura do período de habilitações de soluções.

“Toda a programação visa otimizar ao máximo o tempo dos participantes e, assim, promover aquilo que está no objetivo principal do Link, que é aproximar e gerar negócios. Hoje, tivemos mais de 300 solucionadores pensando em conjunto com as empresas âncoras e os resultados foram bastante expressivos”, destaca o gerente da regional oeste do Sebrae Paraná, Augusto Stein.

Resultados

Durante o evento foram apresentadas 35 demandas, classificadas em oito temáticas: colaboradores de alto desempenho; destinação de resíduos; gestão e produtividade; movimentação e armazenagem; processos e laboratórios; pesquisa e desenvolvimento; sanidade animal; e sustentabilidade e eficiência.

Nos minipalcos, após a explanação detalhada desses temas, 15 instituições de apoio e nove instituições de ensino apresentaram possíveis serviços que poderiam ser agregados às soluções dos participantes. Estavam presentes a Lamia (laboratório de pesquisa da UTFPR de Santa Helena), Iguassu Angels, BRDE, Sebrae Paraná, Acic Labs, Unioeste, Unila, UTFPR, UFPR, Biopark, CienTech, Finep, Fundetec, Senai, PUC-PR e Fomento Paraná. A partir disso, foram realizados cinco encontros online, 25 momentos de alinhamento e 32 reuniões de apresentação.

“Nas regras do Link, uma das questões é justamente sobre as habilitações. Os problemas apresentados por nós, da Lar, e das outras âncoras, só recebem possíveis soluções durante o Link. Isso acelera o processo de resolução e impulsiona a geração de negócios a curto e prazo. É muito interessante para todos que estão envolvidos”, enaltece o diretor administrativo da Lar Cooperativa, Clédio Marshall.

Entre os participantes, estava Edilene Nascimento, acadêmica de Engenharia de Produção da UTFPR – Campus Medianeira e diretora de marketing da Staff Consultoria, empresa júnior da universidade. Ela participou do Link para mostrar algumas das soluções que oferecem e, também, para se aproximar do ecossistema de inovação.

“Vimos o Link como uma oportunidade de mostrar o que estamos fazendo na Universidade e, principalmente, para entender o que o mercado está precisando. Dessa forma, temos uma ideia de quais nichos ainda podem ser explorados e, também, começamos a marcar presença no ecossistema”, relata a empreendedora e acadêmica.

Junto de Edilene, estiveram empreendedores de Medianeira e, também, de outros municípios do Paraná, além de representantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Além do matchmaking, a programação também contemplou o pré-lançamento do Summit Iguassu Valley e do Prêmio Iguassu Valley, cujos regulamentos constam no site. O Link Iguassu Valley é um evento proposto pelo ecossistema de inovação e Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), realizado pela Lar e Sebrae Paraná, com o apoio da Senai, da Coopavel, Frimesa, com o apoio do Parque Tecnológico Itaipu, Fundetec, Biopark, Cientech e patrocinado pelo BRDE, Fundação Araucária e Itaipu. A próxima edição já está confirmada para o dia 16 de agosto de 2023.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae/PR