Foto: Divulgação

Os municípios lindeiros ao lago de Itaipu continuam a busca pelo desenvolvimento regional conjunto. Nesta quinta-feira (10), representantes de administrações municipais, câmaras de vereadores, associações comerciais e entidades, se reuniram para a Oficina de Planejamento do Programa Paraná Produtivo. O evento ocorreu no Campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Marechal Cândido Rondon.

Como resultado foi criada uma rede de cooperação para integrar o território dos lindeiros ao Paraná Produtivo e buscar alternativas que já estão sendo executadas para ter soluções na região.

O professor da Unioeste, José Ângelo Nicácio, ressalta que o trabalho que resultou na oficina desta quinta-feira iniciou em 2020 com a assinatura de convênio com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e contempla ações do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR). “A Usina de Projetos, como prioridade, busca auxílio junto ao Governo do Estado e União para implementar as ações”, ressalta.

A diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, observa que há uma aproximação com o Governo do Estado e a oficina teve como objetivo apresentar a plataforma do Programa Paraná Produtivo. “O que ser quer é a implantação da Usina de Projetos que visa atender os municípios e, com isso facilitar a busca por recursos e programas”, informa.

Demandas e soluções

Daniela Schlogel, economista da Secretaria do Planejamento do Governo do Paraná, destaca que o programa Paraná Produtivo busca articular ações práticas no Estado e, a partir de agora os lindeiros estão inclusos na busca do desenvolvimento regional integrado.

Há um comitê técnico com mais de 40 entidades do Estado para fazer a ponte das demandas dos municípios com o Governo, conforme a economista. “As secretarias têm recursos ou programas que podem ser utilizados pelos municípios, o Paraná Produtivo faz a ligação entre demandas e o Estado”, explica. “Queremos capacitar os municípios para ter acesso aos recursos. Estão sendo criados os caminhos”, finaliza.

A oficina foi realizada em parceria pelo Governo do Estado do Paraná com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e teve o apoio da Unioeste e participação dos representantes municipais, Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e outras entidades, caso do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e Conselho de Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon (Codemar).

Foto: Divulgação

Objetivo geral

O objetivo geral é integrar o território dos lindeiros ao Paraná Produtivo e viabilizar soluções para as demandas regionais, com incentivo à prática de planejamento. “A plataforma pranaprodutivo.com.br tem dados de todos os municípios do Estado, com indicadores regionais do Oeste do Paraná”. “É importante que os agentes públicos utilizem os dados no direcionamento de políticas públicas”, observa, Daniela Schlogel.

O Paraná Produtivo é uma iniciativa estruturada pela Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes, em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e com o Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, que busca implantar planos de desenvolvimento produtivo nas regiões que ainda não foram contempladas por nenhuma iniciativa já estruturada, baseando-se na premissa de que o desenvolvimento produtivo integrado tem caráter endógeno, partindo do alinhamento estratégico entre instituições públicas e privadas, aliado ao empoderamento da sociedade, em convergência a este objetivo comum.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conselho dos Municípios Lindeiros