Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lindeiros destaca turismo náutico como principal pauta em Assembleia Ordinária

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Divulgação

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu realizou, nesta quarta-feira (04), sua Assembleia Geral Ordinária. Prefeitos, vereadores, representantes de associações comerciais, prefeitos e vice-prefeitos eleitos para a gestão 2025-2028 participaram do encontro, no qual o turismo náutico foi o principal tema debatido.

A reunião contou com a participação de Oliver Hillel, vice-presidente do Instituto Orizzonte, responsável por um estudo náutico e diagnóstico estratégico situacional do lago de Itaipu. O trabalho, contratado pelo Itaipu Parquetec, visa mapear o potencial e os desafios do turismo náutico na região. “Nos próximos 15 dias, estaremos em contato direto com prefeitos, secretários e representantes do setor para entender melhor a realidade regional. A ideia é, em 2025, começar a implementar algumas soluções e abrir caminhos para um plano diretor mais amplo”, destacou Hillel. Ele ainda enfatizou o potencial inexplorado do lago, que poderia ter seu uso náutico multiplicado, promovendo turismo, pesca sustentável e lazer. “Um uso consciente do lago melhora a qualidade da água, gera renda e promove orgulho na comunidade local”, afirmou.

Avanços Regionais

O presidente do Conselho dos Lindeiros, Evandro Grade (Zado), destacou a importância da assembleia para alinhar ações estratégicas entre os 16 municípios da região. “Foi uma oportunidade de discutir projetos em andamento, como o estudo náutico e as terceiras pistas nas rodovias, e também de inovações como o programa Mais Ideb e o Convênio Linha Ecológica”, explicou.

Zado ressaltou que o estudo apresentado pelo Instituto Orizonte servirá como base para um futuro plano diretor. “Cada município tem seus especialistas, mas o turismo náutico é uma oportunidade de gerar empregos e renda para toda a região lindeira”, completou.

Foto: Divulgação

Próximos Passos

A previsão é de que o diagnóstico inicial seja entregue em 90 dias. A partir daí deve ser desenvolvido um plano estratégico que oriente a utilização sustentável do lago, com benefícios ambientais e econômicos.

Com potencial para se tornar um dos principais atrativos da região, o turismo náutico no lago de Itaipu segue como uma prioridade no setor turístico para os municípios lindeiros, fortalecendo o desenvolvimento integrado e sustentável.

Fórum Permanente

O estudo náutico e diagnóstico estratégico situacional do lago de Itaipu foi contratado dentro das ações do Fórum Permanente de Turismo Náutico do Lago de Itaipu, composto pelo Itaipu Parquetec, Itaipu Binacional, Adetur Cataratas e Caminhos, e o Conselho dos Lindeiros.

Fonte: Comunicação Lindeiros

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real