Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ligação da Ferroeste de Guaíra a Maracaju (MS) é estratégica para o desenvolvimento do Paraná

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO

A ampliação e a diversificação dos modais de transporte são compromissos históricos do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD). Pactuação do setor produtivo e sociedade civil organizada, essa demanda vem sendo defendida pela direção do programa em diferentes instâncias de governo nos últimos anos. 

O POD considera indispensável para o desenvolvimento do estado a extensão da malha ferroviária da Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A (Ferroeste). O programa reivindica novos ramais da ferrovia entre Cascavel, Foz do Iguaçu e Guaíra, e dessa cidade paranaense até Maracaju, no Mato Grosso do Sul.          

Essa é uma pauta prioritária pleiteada nos mais variados fóruns e espaços públicos de debate e planejamento, tendo sido formalizada nos ofícios do POD, de outubro de 2019, endereçados ao governador Carlos Roberto Massa Junior e ao diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna. São documentos amparados em estudos técnicos de viabilidade.

A direção do POD trabalha e soma forças para tornar realidade esse projeto de integração entre o Oeste do Paraná, o estado do Mato Grosso do Sul, o Porto de Paranaguá e as nações vizinhas da Argentina, Chile e Paraguai. É pauta, ainda, representada pelo presidente do programa, Danilo Vendruscolo, no Conselho de Desenvolvimento Empresarial e de Infraestrutura do Paraná.

O POD considera que a ampliação da malha ferroviária viabiliza a implantação do Corredor Oeste de Exportação, um conjunto de ligações destinado ao escoamento da produção agrícola e industrial. Esse investimento também representa a concretização de um sonho do Oeste do Paraná, que é a efetivação do projeto da Nova Ferroeste.

A extensão da Ferroeste está inserida em um contexto ainda maior e mais ousado: a criação do Corredor Bioceânico. Trata-se de ligação do Porto de Paranaguá a Encarnación, no Paraguai, e Posadas, na Argentina. Essa conexão também se estenderá até Resistência, na província argentina de Corrientes, e à malha ferroviária de acesso ao Porto de Antofagasta, no Chile.

A direção do POD reitera sua responsabilidade com o projeto da Nova Ferroeste e a conexão Cascavel-Foz do Iguaçu-Guaíra-Maracaju, em direção ao Porto de Paranaguá, o que contribuirá para transformar o Oeste do Paraná em um hub de transporte no Mercado Comum do Sul (Mercosul).

As instituições públicas e privadas que integram o Programa Oeste em Desenvolvimento, nas 54 cidades da região, estão unidas para garantir essa conquista. Esse é o desejo da comunidade e das forças produtivas do Oeste paranaense. Esse é o compromisso da direção do POD.

Programa Oeste em Desenvolvimento

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real