Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

LICTA: Novo Laboratório de Inovação da UTFPR Toledo é inaugurado

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: UTFPR

Na última sexta-feira, dia 29, o campus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) celebrou a inauguração oficial do Laboratório de Inovação, Ciência e Tecnologia de Alimentos (LICTA). A solenidade, realizada às 14h, contou com a presença de autoridades acadêmicas, representantes do governo municipal, servidores e estudantes da UTFPR, consolidando mais um marco na história do campus.

O evento foi conduzido pela Mestre de Cerimônias Fabiana Pansera, que destacou o papel essencial do LICTA no fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão na área de alimentos. Com uma área total de aproximadamente 77,25 m², e investimentos de cerca de R$ 243.212,35, o laboratório é composto por três ambientes equipados para realizar análises microbiológicas e físico-químicas, bem como para o preparo e desenvolvimento de novos produtos alimentícios.

Durante a cerimônia, foram convidados a se posicionar à frente o Reitor da UTFPR, Professor Everton Ricardi Lozano da Silva; o Diretor-Geral do Campus Toledo, Professor Elder Elisandro Schemberger; a responsável pelo LICTA, Professora Solange Maria Cottica; o Assessor Especial do governo municipal de Toledo, Sr. Márcio Antônio Borges; e o vereador Leoclides Bisognin, representando a Câmara Municipal. Além disso, destacaram-se entre os presentes representantes do vereador Roberto de Souza e diretores de área, coordenadores de cursos, chefes de departamento e representantes dos movimentos estudantis da UTFPR Toledo.

O LICTA representa um investimento significativo para a UTFPR e foi idealizado para ser um espaço moderno e multifuncional, que integra ensino e prática. Entre os equipamentos disponíveis estão microscópios, capelas de fluxo laminar, pHmetros, balanças analíticas, evaporadores rotativos, fogões, estufas e diversos utensílios laboratoriais. Esses recursos permitirão a execução de projetos de pesquisa e extensão e a realização de aulas práticas de alta qualidade, beneficiando tanto estudantes de graduação quanto de pós-graduação.

Em seus discursos, as autoridades presentes ressaltaram a importância do laboratório para o desenvolvimento acadêmico e o impacto positivo que ele trará à comunidade regional. A Professora Solange Maria Cottica destacou o potencial do LICTA para fomentar a inovação na pesquisa e projetos de extensão, enquanto o Professor Elder Schemberger celebrou o trabalho conjunto de diversos setores do campus para tornar o projeto uma realidade. “O LICTA reflete o compromisso da UTFPR com a excelência acadêmica e com o desenvolvimento regional”, afirmou o Diretor-Geral.

A cerimônia foi encerrada com o descerramento da placa inaugural, realizado pelo Reitor, pelo Diretor-Geral e pela Professora Solange. Após o ato oficial, os participantes foram convidados a visitar as instalações do LICTA e conhecer de perto os avanços que ele proporcionará à área de alimentos.

Fonte: UTFPR

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real