Foto: assessoria

“Um dos meus dias mais felizes em termos de Câmara de Vereadores” a declaração de Leoclides Bisognin (MDB), durante a Ordem do Dia da 21ª Sessão Ordinária, tem um motivo especial: a aprovação do Projeto de Lei n° 58/2024. De autoria do Poder Executivo, a matéria “procede à desafetação e autoriza a outorga da concessão de direito real de uso de imóvel à Fundação Waldyr Luiz Becker de Apoio ao Paciente com Câncer”. O texto foi aprovado por unanimidade, nos dois turnos. O projeto seguiu para sanção do prefeito Beto Lunitti (PSD).

Waldyr Luiz Becker nasceu em 1938, em Erebango-RS. Além da participação política em Toledo, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e foi “o primeiro profissional da área a atuar na Região Oeste do Paraná”, segundo o site da Fundação. Waldyr Becker faleceu em 2005, acometido de câncer. “Eu pude conhecê-lo. Formou-se em 1965. Veio para Toledo e foi um dos primeiros engenheiros civis do município. Estamos há sete anos reivindicando um terreno para que a Fundação possa fazer a sua nova sede”, relembra o vereador Leoclides Bisognin. O parlamentar destacou que “cada projeto tem muitas mãos” e valorizou cada pessoa que ajudou a articular o projeto.

A Fundação Luiz Becker promove a “assistência ao paciente com câncer e à sua família, nas áreas da psicologia, nutricional, terapia e jurídica, fornecimento de cestas básicas e suplementos alimentares, fraldas e empréstimos de materiais diversos e equipamentos hospitalar, em caráter emergencial, – todas de forma gratuita, visando ao bem-estar biopsicossocial de seus assistidos”, como destaca a Mensagem n° 39/2024 do Executivo à Câmara. A entidade filantrópica sem fins lucrativos foi fundada em 05 de agosto de 2005.

A desafetação será do lote urbano n° 304 da quadra n° 31, localizado no Loteamento Green Village. A área do terreno é de 3.562,47 m². O Município fica autorizado a “outorgar a concessão de direito real de uso do imóvel à Fundação Waldyr Luiz Becker de Apoio ao Paciente com Câncer”. A primeira etapa prevê “estrutura em pré-moldado, com cobertura metálica, com área aproximada de 350,00m², no prazo de até quatro anos”. A segunda parte da Lei estipula “ampliação da estrutura mencionada na alínea anterior, com área aproximada a de 280,00m² (duzentos e oitenta metros quadrados), no prazo de até cinco anos”. A concessionária terá o prazo máximo de cinco anos para implantar as instalações do local.

Continua após a publicidade

A atual sede da Fundação está localizada na Rua São João, 6488, no Centro de Toledo. O parlamentar salienta que o tamanho da nova sede será suficiente para comportar os trabalhos realizados. “Agora sim, a Fundação terá um terreno e poderá fazer sua sede como precisa. Visitamos a sede atual, ela é muito apertada. Eles atendem de 80 a 100 famílias por mês. É uma hora extremamente difícil, entre a esperança e a desesperança (…) mas saber que uma fundação está ali ao seu lado é muito bom”. Leoclides Bisognin apresentou o planejamento arquitetônico projetado pela a entidade. “Espetacular”, afirmou o vereador. 

Em seus momentos finais de pronunciamento, o parlamentar reiterou a importância da Câmara de Vereadores de Toledo para o alcance de conquistas para a cidade.

Departamento de Comunicação com informações da assessoria do Vereador Leoclides Bisognin