Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lançamento oficial do Toledo é + Seguro acontece nesta segunda-feira (31)

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Imagem interna de viatura da Guarda Municipal de Toledo.

Nesta segunda-feira (31), às 9h30, a Prefeitura de Toledo realizará o lançamento oficial do Programa Toledo é + Seguro. O treinamento e armamento da Guarda Municipal, a ampliação do videomonitoramento por meio da integração de aproximadamente mil câmeras de vigilância em parceria com a comunidade, tanto da sede quanto do interior do município, a instalação de câmeras em todos os acessos do município, entre outras ações serão apresentadas. A cerimônia, marcada inicialmente para a última quinta-feira (27) e adiada em função do incidente ocorrido em uma cooperativa em Palotina, acontecerá em frente ao Paço Municipal Alcides Donin e reunirá autoridades, forças de segurança e comunidade em geral. 

Sobre o uso de câmeras de segurança privadas e de instituições, a Lei nº 2616/2023 autoriza a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) a utilizar as imagens geradas em áreas externas de imóveis particulares e equipamentos públicos, registrando a movimentação em calçadas, vias e demais logradouros. “O uso será feito caso a pessoa queira compartilhar essas imagens e sempre que se fizer necessário”, explicou o prefeito Beto Lunitti. 

O sistema auxiliará em fatos momentâneos ou de rotina, mediante análise operacional e demandas ou decisão dos técnicos dos órgãos de segurança. A instalação e a manutenção das câmeras serão de responsabilidade exclusiva dos grupos interessados, que poderão ser constituídos por entidades, empresas e moradores. 

Atualmente, as forças de segurança já acessam aproximadamente 80 câmeras em vias públicas, incluindo as instaladas nas entradas e saídas do município, e mais 250 em prédios públicos. 

Armamento da GM – Sobre o uso de armas de fogo pelos agentes da Guarda Municipal, a ação atende uma antiga demanda de parcela significativa da categoria. Devidamente treinados e cumprindo todos os requisitos legais e normativos, aproximadamente 50 agentes que realizaram e foram aprovados em curso de formação com 500 horas aula ministrado pela Polícia Militar do Paraná (PMPR) serão beneficiados pela medida neste primeiro momento. Em serviço ou à paisana, eles poderão portar o armamento cedido pela Guarda Municipal de Toledo dentro do território estadual.

O trabalho será supervisionado pela Corregedoria e pela Ouvidoria da própria Guarda Municipal de Toledo, instâncias criadas pelas Leis 2.062/2011 e 2.063/2011, respectivamente, as quais já estão em atuação realizando averiguações e com procedimentos em aberto. Outro diferencial está no fato de que os agentes farão, uma vez ao ano, cursos de reciclagem em tiro com 16 horas aula, duração maior que a exigida pela Polícia Militar, que é de 12 horas aula.

Patrulha Escolar e Rural – Outros avanços que integram o Toledo é + Seguro são a Patrulha Escolar Municipal, com agentes da Guarda Municipal dedicados a rondas ostensivas nas proximidades de escolas e centros municipais de educação infantil, além de outras ações previstas nas Leis Nº 2.604/2023 e Nº 2605/2023, ambas com o objetivo de fortalecer a segurança nas escolas e dar mais tranquilidade para pais e responsáveis, por meio de ações para ampliar a vigilância, e a Patrulha Rural Municipal.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real