Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lançamento da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete acontece nesta sexta, 15

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Ricardo Morante/arquivo

Da Redação

A Festa Nacional do Porco no Rolete completa 52 anos em 2025. Uma das maiores festas gastronômicas do país, a festividade principal acontece no dia 14 de setembro, no Clube Caça e Pesca, em Toledo. Porém, nesta sexta-feira, 15, às 19h30, no salão social do clube, será realizada a cerimônia de lançamento da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete.

O presidente do Clube Caça e Pesca, Luiz Carlos Brixner, disse que a expectativa é de receber cerca de 600 convidados para o lançamento da festa. “O lançamento ocorrerá nesta sexta-feira, às 19h30. Contaremos com aproximadamente 600 convidados, incluindo patrocinadores, o prefeito (Mario Costenaro) e outras autoridades, além de participantes da festa e alguns sócios. O evento será realizado na sede social do Caça. Para o dia da festa a expectativa para o evento é de um público superior a 20 mil pessoas. A procura tem sido alta, com mais de 70% dos espaços já comercializados, indicando um grande interesse. As perspectivas são, portanto, muito positivas”, afirma. Serão servidos 14 porcos no rolete durante o lançamento da festa.

Durante o lançamento nesta sexta-feira, haverá apresentação de música ambiente comandado por um cantor local. Neste ano não será eleita a Rainha da Festa, permanecendo a mesma do ano passado. “Haverá apenas uma apresentação de um artista local, com o objetivo de proporcionar música ambiente. Neste ano, não haverá concurso para escolha das rainhas e não será realizado. Portanto, as rainhas atuais permanecerão as mesmas do ano anterior, com um reinado de dois anos”, explica Luiz Carlos Brixner.

R$ 200 MIL – Foi sancionada em junho, a lei que autoriza o Executivo municipal a prestar apoio logístico, estrutural e cultural ao Clube Caça e Pesca de Toledo, visando à realização da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete. O ato foi realizado no Gabinete do Prefeito de Toledo, e contou com a presença de vereadores, secretários da gestão, representantes do clube, além do prefeito Mario Costenaro e do vice-prefeito Lucio De Marchi.

O valor limite autorizado pela Lei nº 2.960 de 28 de julho de 2025, que foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito, é de até R$ 200 mil, e contempla diversos serviços e melhorias, como, apoio da Guarda Municipal; fornecimento de pedra britada, pedrisco e máquinas para melhorias nos acessos do clube; caminhão-pipa para limpeza do pátio; contratação de shows artísticos incluindo a estrutura; disponibilização de ambulância e profissionais de saúde; e reforma e adequações no estande do município no clube.

Foto: divulgação

TRADIÇÃO – A Festa Nacional do Porco no Rolete, realizada anualmente em Toledo é um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, atraindo milhares de visitantes para saborear a iguaria típica e celebrar a cultura local. Mais do que um simples festival gastronômico, a festa é um patrimônio cultural imaterial, enraizada na história e nas tradições da região. A história da festa remonta a 28 de julho, de 1974, quando um grupo de amigos, se reuniram para assar um porco inteiro em um churrasco. Com o passar dos anos, a festa cresceu exponencialmente, ganhando reconhecimento nacional e internacional. O prato principal da festa, o porco no rolete, é preparado com maestria. O porco inteiro é temperado com especiarias e ervas frescas, recheado, e então assado lentamente em um espeto rotativo por mais de 8 horas, garantindo carne macia, suculenta e com sabor inigualável.

A festa cresceu e se tornou um evento gastronômico de grande projeção nacional. Em 2013, por meio do Decreto nº 186, a festa e o prato foram oficialmente reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial de Toledo, com esforços contínuos para registrar tais conquistas também em âmbito estadual e federal.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real