A Scholas Ocurrentes é uma fundação mundial sem fins lucrativos, criada pelo Papa Francisco, que trabalha com escolas e comunidades educativas públicas e privadas, de todas as confissões religiosas e seculares para restaurar o pacto educacional. A Scholas busca a mobilização de todos os atores para implementar a cultura do encontro pela paz por meio da educação.
Em Latim Scholas Ocurrentes quer dizer Encontro de Escolas e intenta que todos os alunos aprendam os valores da coexistência e da participação do cidadão para alcançar um mundo integrado e pacífico. O objetivo é que a voz da juventude mundial esteja no centro da reconstrução do novo normal.

O Brasil garantiu 15 vagas para o Encontro e o Colégio La Salle de Toledo conquistou duas delas. O Coordenador da Pastoral, Ir. Taylon de Amorim Torres explica a importância da Scholas. “É uma conexão internacional de trocas culturais, exercício de outros idiomas, mas também da promoção do protagonismo juvenil. Eles vão pensar e buscar respostas concretas para as questões deste tempo e também da construção do novo normal”.

O Papa Francisco aposta na capacidade da juventude em se educar para a escuta, para juntar as partes de um mundo fragmentado e construir uma unidade, um sentido e uma nova cultura – a Cultura do Encontro. É este sentimento que as alunas lassalistas, da 3ª série do Ensino Médio, Rafaella Maria Stuani e Julia Victória Savaris levam para o Encontro Internacional de Escolas.

“Com certeza é uma grande responsabilidade fazer parte desse projeto, sou imensamente grata por ter a oportunidade de participar do Scholas Occurrentes para ajudar ainda mais as pessoas, as quais precisam com projetos altruístas, que abrangem o mundo inteiro. Como integrante da Pastoral do Colégio La Salle, sinto o desejo de estar sempre ajudando o próximo sendo com pequenas ações ou grandes projetos, acredito que é isso que nos faz mais humanos, tanto para nosso bem-estar, quanto para a sociedade”, considerou Rafaella Stuani.

“Eu estou muito grata de ter a oportunidade de participar desse projeto, é com toda certeza uma oportunidade única. Já tivemos nosso primeiro encontro repleto de trocas culturais e reflexões, que levarei para a vida toda. É muito interessante perceber que jovens da sua idade ao redor do mundo estão tentando fazer o melhor para todos, assim como você. Não interessa o idioma, todos falam a ‘língua universal humanidade’”, complementou Julia Savaris.

O Diretor do Colégio La Salle, Psicólogo e Irmão André Muller, destaca a presença das estudantes toledanas no evento internacional. “Mostra o quanto o Colégio La Salle está em sintonia com esta nova realidade, de conexões educativas internacionais, de formação integral preparando nossos estudantes para as competências exigidas no Século XXI. Os estudantes lassalistas, neste momento de distanciamento social, estão muito próximos do mundo e de seus anseios. Isso nos dá a certeza de que estamos no rumo certo”, avalia o Diretor.

Scholas OccurrentesScholas é uma organização internacional de Direito Pontifício, com sede na Argentina, Cidade do Vaticano, Chile, Colômbia, Espanha, Haiti, Itália, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Portugal, Romênia e Estados Unidos. Presente com sua rede em 190 países, integrando mais de 400.000 centros educacionais e atingindo mais de um milhão de crianças e jovens em todo o mundo.