A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, iniciou nesta terça-feira (28) mais uma ação de descentralização de Políticas Públicas. O curso de capacitação profissional voltado a oratória foi lançado no Colégio Estadual Novo Sarandi, na parte da tarde, e à noite no Colégio Estadual João Arnaldo Ritt, em Vila Nova. O curso está sendo ministrado pelo professor Mario Uzueli, e deve ter 21 horas aulas.

Quem se demonstrou contente com a vinda do curso é a Diretora do Colégio de Novo Sarandi, Marcia Roos. “Para nós isso é fundamental e essencial. Aqui no distrito tem pouquíssimos cursos, ou praticamente nenhum. Isto deixa nossa juventude um pouco esquecida, mas com este curso será oferecido um início para novos trabalhos, conhecimento, oportunizando o mercado de trabalho, podendo concorrer com quem tem esse tipo de preparação, é um incentivo ao jovem”, explica.

A adolescente de 15 anos, Tuila Frantz, conta que essa é uma oportunidade única. “ Achei muito interessante, penso em cursar direito depois de terminar o colégio, mas ainda não decidi. Nunca fiz um curso como esse, vai ser a primeira vez. Quero melhorar o desempenho com a fala em público, e aqui posso melhorar isso”.

Outro adolescente que gostou da iniciativa do município é o Guilherme da Costa, de 16 anos. “É necessário ter uma ação como essa por aqui. Nunca tinha participado de um curso oferecido pelo município, espero uma chance melhor em um emprego e pretendo fazer curso design após o colégio. Estamos contentes com essa oportunidade”.

O Secretário da Juventude, Jairo Luiz Cerbarro, explica que as ações continuam. “Após a finalização do curso de oratória, teremos logo em seguida, curso de atendimento ao público e marketing pessoal. Tudo isso é visando melhor a qualidade de aprendizagem do adolescente rumo ao mercado de trabalho”, fortalece Jairo.