Shirlen iniciou nos projetos sociais de judô em Toledo, no Caic, da Boa Esperança. Foto: arquivo pessoal

Da Redação

Shirlen Thaís Nascimento, 24 anos de idade, judoca que iniciou nos projetos sociais de judô em Toledo, no Caic, da Boa Esperança, participou em competições estaduais e nacionais até os seus 15 anos e depois se transferiu para São Paulo, e, hoje, treina no Minas Tênis Clube (Belo Horizonte), foi convocada para estar em Paris (França), como apoio a atleta olímpica Rafaela Silva, para os treinos técnicos e táticos.

Medalhista de ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro, 2016, e bicampeã mundial, Rafaela Silva está confirmada nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, e vai em busca da segunda medalha olímpica.

Shirlen, que é um dos grandes nomes da sua categoria está na Rússia treinando e competindo. Em terras russas, ela representa o Brasil no -57 quilos, no Campeonato da BRICS, retornando ficará no Rio de Janeiro e depois embarcará a Paris.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O técnico Ricardo Santos comenta que a participação da Shirlen nas olimpíadas tem uma importância muito grande. “Ela irá vivenciar uma olimpíada, os bastidores e estará junto nos treinamentos com outros atletas, vai estar junto com a equipe olímpica, ela fará o aquecimento com a Rafaela Silva.  Cada judoca terá um atleta de apoio, do seu nível e categoria para fazer as movimentações técnicas, adaptar-se as posições dos adversários. Ela estará em Paris, no campo olímpico e vendo de perto grandes atletas disputando a competição”.

Ricardinho recorda que quando Shirlen treinava em Toledo, ele teve que dispensá-la, “pois na época não tínhamos a estrutura que temos hoje. Atualmente estamos com uma safra de meninas novas que no futuro serão referências”.

A olimpíada de Paris iniciará na sexta-feira, 26 de julho e encerrará no domingo, 11 de agosto.