Sensei Chiao, a judoca Talita e o Sensei Ricardo. Foto: Divulgação

A judoca Talita Yukari Uemura Chiao tem um currículo invejável por seus títulos, como a atual Bicampeã Brasileira de Judô, Campeã Sul-Americana no Equador, em 2018, e Bicampeã do Open Pan-Americano de Judô no Equador, em 2018, e no México, em 2019.

Ela está correndo contra o tempo para carimbar sua participação no Campeonato Brasileiro, que ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de junho, em Vitória, no Espirito Santo, já que suas despesas são todas por conta própria. “Estamos aqui fazendo várias ações para tentar arrecadar o valor que gira em torno de R$ 3.500,00, entre translado, hospedagem e alimentação”, comenta o técnico Sensei Ricardo Santos.

A presidenta da Associação de Judô Ricardo Santos, Marcia da Silva, fala sobre a mobilização para enviar a atleta à competição. “Estamos vendo de todos os lados, tentando milhas e outros recursos. Nós estamos cada vez mais com grandes despesas, até porque a retomada das competições está intensa, é uma atrás da outra, e graças a Deus surgindo grandes talentos na nossa modalidade judô”.

Já para o pai da judoca, que também é um dos técnicos da equipe que estará acompanhando-a, ressalta o trabalho de preparação da atleta. “Talita está superconfiante e bem treinada, mesmo com o pouco tempo pós-pandemia”. O Sensei Chiao ressalta que neste ano ela fez uma preparação intensa todos os dias com a equipe de rendimento, e que o único fator que dificulta muito é a falta de patrocínio, para buscarem o tricampeonato e, se tudo correr bem, uma vaga na Seleção na categoria Sub-18.

Sensei Chiao, a judoca Talita e o Sensei Ricardo. Foto: Divulgação