Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Jovens aprendem como elaborar um bom currículo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Secretaria da Juventude em parceria com outros órgãos, como a Agência do Trabalhador, realizou uma palestra para abordar os desafios para conquistar o primeiro emprego. A atividade aconteceu na última sexta-feira (09) no Centro da Juventude (CJU) Mariana Luiza Von Borstel, no Jardim Coopagro, e envolveu 20 jovens da comunidade.

O evento integra o programa “Bora Trabalhar” e as inscrições para participar foram fechadas em dois dias após a abertura, tamanho era o desejo dos jovens em melhorar sua performance para o mercado de trabalho. 

Segundo a Secretária da Juventude, Jennifer Teixeira, uma pesquisa foi realizada com várias empresas do município para identificar os motivos de não contratarem o público mais jovem. A falta de preparo, qualificação e compromisso foram alguns dos itens apontados. Em função disso, uma atividade de qualificação foi realizada no mês de maio no Centro da Juventude do Europa/América, que trouxe bons resultados. Então, essa foi a vez do CJU do Coopagro ser beneficiado. 

O gerente da Agência do Trabalhador, Rodrigo Souza, foi o ministrante da palestra em que assuntos como elaboração de currículo e dicas para entrevista de trabalho foram abordados de forma clara. Na fala do palestrante foi abordado o panorama do mercado, apresentando cases de sucesso com a trajetória de jovens humildes e que construíram uma boa carreira profissional. Também apontou meios oferecidos pelo governo municipal ou na própria internet para eles se qualificarem.

O gerente da Agência do Trabalhador, Rodrigo Souza, foi o ministrante da palestra. Foto: Fábio Ulsenheimer/Secom

Um dos principais momentos da atividade foi uma mentoria onde, de forma online e imediata, todos os jovens puderam alimentar os seus dados e elaborar o próprio currículo profissional. “Procuramos oferecer ao jovem a oportunidade de utilizar as estruturas das políticas públicas a seu favor. Eles receberam dicas de como fazer uma boa apresentação, elaboraram seus currículos na plataforma que oferecemos e já saíram com uma cópia e o arquivo pronto para levar em entrevistas de emprego”, complementou a secretária da Juventude.

O jovem Daniel Augusto Volkmen de 17 anos foi um dos participantes da atividade. A mãe dele ficou sabendo do curso em um grupo de pais de um aplicativo de mensagens e sugeriu a inscrição. “O que mais me auxiliou foi na elaboração do currículo, as dicas me ajudaram a escolher a melhor maneira de colocar as informações e fazer uma boa apresentação”, avaliou o jovem. 

Outros cursos estão sendo elaborados para oportunizar o público jovem a aumentar as chances de serem contratados ou de ingressarem no mercado de trabalho. Alguns links foram sugeridos com cursos à distância e totalmente gratuitos. Mais informações por meio dos telefones (45) 3378-5911 ou 3378-6330.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também