Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Jornada das Contratações Públicas: Serviços e obras são temas de oficinas em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Divulgação

A segunda etapa da Jornada das Contratações Públicas: da Teoria à Prática, do Planejamento à Execução foi realizada em Toledo (Região Oeste) na quarta e quinta-feira desta semana (dias 17 e 18 de setembro). Promovida pela Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), a capacitação foi realizada no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG).

A oficina sobre contratações de serviços gerais contou com a participação do Ministério Público de Contas do Paraná. O procurador do MPC-PR Flávio Berti e o diretor da EGP, Wilmar da Costa Martins Junior, coordenaram a turma. Cerca de 40 servidores municipais participam das atividades práticas, divididos em grupos, para resolver exercícios que simulam situações reais, como a compra de produtos de informática.

Berti ressaltou que o foco é a troca de experiências, e não a teoria. “Aqui não temos aula. Baseados em casos que elaboramos, vamos discutir as melhores respostas. Não há uma única resposta. Por isso, a participação é tão importante, para que a capacitação seja a mais dinâmica possível”, explicou.

Martins Junior enfatizou que o objetivo é estimular o pensamento crítico dos participantes, após a etapa teórica, que foi realizada a distância. “A oficina é para trazer reflexão. Não é para dizer se está certo ou errado. Vamos pensar juntos sobre o planejamento em contratações públicas. Planejamento exige uma série de conhecimentos, como de mercado, logística e economia. Temos que formar um bom raciocínio nesse processo”, afirmou o diretor da EGP.

Simultaneamente, em outra sala da FAG, os auditores de controle externo do TCE-PR Felipi Flesch e Flávia Geórgia Toledo ministraram a mesma oficina para outros 40 participantes.

Obras Públicas

Além da oficina de serviços gerais, também foi realizada a de obras públicas, coordenada pelos engenheiros civis Paulo Daschevi, titular da Coordenadoria de Obras Públicas do Tribunal, e Rafael Eisfeld Santos, diretor administrativo da Corte de Contas.

Leonardo Vaz da Silva, engenheiro civil do Município de Tupãssi, destacou que capacitações como essa no interior do estado aproximam o Tribunal dos municípios. “A minha participação presencial nas oficinas foi marcante. Volto para o município levando muito conhecimento. É de suma importância a participação dos municípios, pois o Tribunal está ajudando a nos adequarmos às mudanças legais que ocorreram recentemente”, comentou.

Para Maria Janete Teixeira, servidora do Município de Terra Roxa, as capacitações do TCE-PR ensinam a realizar procedimentos administrativos corretamente. “Com as oficinas, evitamos cometer erros grosseiros. Na verdade, nunca temos a intenção de errar. Isso pode acontecer por não termos conhecimento. Então, esses treinamentos são fundamentais”, analisou.

A segunda etapa da Jornada das Contratações Públicas será concluída na terça e quarta-feira da próxima semana (dias 23 e 24 de setembro), em Irati.

Foto: Divulgação

Terceira etapa

EGP já abriu as inscrições para a terceira etapa dessa capacitação. Ela será realizada de forma online ao vivo, via plataforma Microsoft Teams, nos dias 29 e 30 de setembro, 1º, 2, 3, 6 e 7 de outubro, das 9 às 12 horas. Os temas dessa etapa são a seleção de fornecedores, os instrumentos auxiliares e a gestão e fiscalização de contratos.

Capacitação gratuita

A Jornada das Contratações Públicas é um programa de capacitação gratuita de aproximadamente mil servidores públicos e profissionais das áreas administrativa e jurídica nas diversas etapas e procedimentos da licitação e da gestão contratual, com base na Lei nº 14.133/21. Iniciada em 22 de julho e com encerramento previsto para dezembro, ela é dividida em sete fases, somando mais de 150 horas.

Esse curso de longa duração utiliza metodologia inovadora, aliando aulas online e ao vivo, nas quais são repassados os conteúdos teóricos; oficinas presenciais realizas em nove polos regionais, para a discussão de casos práticos; fórum para esclarecer dúvidas; e duas aulas de encerramento, com palestras de profissionais especialistas em contratações públicas.

Fonte: Diretoria de Comunicação Social do TCE-PR

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real